Publicidade Continue a leitura a seguir

Passa demasiado tempo à frente do ecrã? Precisa de conhecer estes truques

Iluminação adequada:se trabalhar num ambiente bem iluminado, menos esforço terá de fazer para conseguir ver aquilo que está no ecrã. A ideia é que seja preciso fazer o menor esforço possível para minimizar contrastes demasiado grandes: se estiver no escuro com um ecrã demasiado luminoso, haverá um maior esforço ocular.
Respeitar distâncias e ter atenção à ergonomia: a forma como se senta em frente a um computador ou portátil tem importância. O ideal é que tenha uma distância de cerca de 50 centímetros quando olha para um monitor e que este esteja ao nível dos olhos. Para tablets ou smartphones, é recomendável uma distância de 30 centímetros.
Descansos periódicos: a ideia aqui é que divida o dia em porções que o levem a fazer descansos do tempo de ecrã. Alternar o tempo à frente do computador com atividades em que precise de escrever em papel ou desempenhar outras tarefas são recomendáveis.
Lágrimas artificiais para os olhos: há quem tenha os olhos mais sensíveis à luminosidade dos ecrãs. Há várias lágrimas artificiais que servem para lubrificar os olhos, evitando possíveis cansaços.
Utilizar a graduação adequada quando se usa óculos: se não tiver a graduação ‘no ponto’, é normal fazer um esforço, mesmo que inconsciente, para se adaptar. Este esforço implica um cansaço adicional, que pode ser evitado.
Utilizar um e-reader: quem é adepto de ler e-books pode sentir-se tentado a usar um tablet para ler, possivelmente em ambientes escuros. Há vários e-readers no mercado que imitam o aspeto de papel, como os Kindles com a tecnologia e-Ink, que facilitam a leitura.
Alterar luminosidade do ecrã: nos últimos tempos, tem havido um cuidado especial com isto, até a incluir modos escuros nos sistemas operativos e software. Se estiver no escuro a usar um smartphone, convém que regule a luminosidade do ecrã. Há smartphones já a incluir modos de leitura, que dão um tom amarelado ao ecrã. No Windows e também no macOS já há operações do género, que adaptam a luz à medida que o dia avança.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passamos cada vez mais tempo à frente de ecrãs, seja de smartphones, tablets ou computadores – o que leva a que muita gente sinta os olhos cansados ao fim de um dia de trabalho passado em frente ao computador. 

Os monitores e os tipos de ecrã que usamos são uma clara evolução comparados com a tecnologia de há vinte anos, é certo, mas há mais algumas coisas e pequenos truques que é possível fazer para minimizar o cansaço, casos de fadiga ocular e até as dores de cabeça que possam surgir.

Leia também | Tecnologia alia-se à roupa e o resultado é um par de calças (diferente)

Não é preciso muito trabalho para ter um comportamento mais saudável à frente do ecrã: em alguns casos, basta ter apenas atenção à distância a que utiliza o telefone ou a forma como se senta em frente ao computador, por exemplo.

Percorra a galeria de imagens acima para ver o que pode fazer para cansar menos os seus olhos.

Leia também | Sete coisas que o seu iPhone faz e que provavelmente nem sabia