Publicidade Continue a leitura a seguir

Ponha o seu smartphone a trabalhar por si com estes truques

Automatize as suas mensagens: Se acha que gasta muito tempo a escrever mensagens ou não está disponível para responder, vale a pena tornar as suas respostas automáticas. No iOS, pode ativar a função de 'Não incomodar' e ir até às respostas automáticas, onde escolhe quem é que recebe uma mensagem quando este modo estiver ativo e o conteúdo da mensagem. No Android, é preciso confirmar para que a mensagem seja enviada. Se isto não for suficiente para si, também pode usar a app Auto Reply Text Message, que funciona quase como uma mensagem de auto of office do email.
Automatizar backups de vídeos e fotos: Já lhe aconteceu perder fotos e vídeos por azar, sem ter a cópia de segurança feita? Pode facilmente tornar estas cópias num processo automático no seu telefone. Tanto no Android como no iOS, pode ativar esta funcionalidades com o Google Photos, que lhe dá até 15GB de espaço gratuito (também pode comprar mais). Se preferir os serviços da Apple, ative a cópia de segurança para o iCloud, que dá até 5GB de espaço gratuito. Para tornar isto num processo automático vá até às definições.
Automatize as horas de silêncio: Nas definições, pode definir um período de 'Não Incomodar' para que o seu smartphone ative automaticamente o modo de silêncio do telefone. Isto pode ser definido através das definições, tanto no Android como iOS. REUTERS/Tatyana Makeyeva
Use atalhos para as mensagens: Pode poupar uns quantos toques no ecrã recorrendo aos atalhos para escrever mensagens. Pode ensinar ao dicionário do seu smartphone que determinada combinação de teclas equivale a determinado texto. Se quiser escrever que está atrasado, ensine ao dicionário que 'l8' pode ser usado para “Estou atrasado”.
Desligue o WiFi automaticamente ao sair de casa: Quando está no Android, pode usar a app If This Then That para fazer várias tarefas. Pode instalá-la para definir que o WiFi é desligado automaticamente quando sai de casa.
Acabe com reprodução de som: Se gosta de ouvir música ou podcasts para adormecer mas não quer que o telefone gaste bateria de forma indefinida, pode definir uma hora para acabar com isso. Algumas aplicações para reprodução de podcasts já têm um temporizador incluído, mas outras, como o Spotify, nem por isso. No iOS, pode fazer isto de uma forma automática: vá até ao temporizador do telefone, escolha duração e escolha a ação de parar reprodução quando o tempo se esgotar. No Android, precisa de outra app, a Sleep Timer.
Avisar que já chegou a casa: Quantas vezes sai de algum lado e recebe um “avisa quando chegares”? Se faz parte do grupo de pessoas que se esquece de avisar, pode ensinar os Atalhos no iOS a enviar estas mensagens por si (tem de fazer determinados passos, como adicionar a morada de casa, estimar o tempo de viagem e depois enviar mensagem).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se investiu parte do seu dinheiro num smartphone, é bom que ele ajude a fazer uma quantidade enorme de tarefas, certo? Com alguma configuração à mistura, pode ensinar o seu smartphone a fazer muitas tarefas por si. 

Configurar atalhos no seu smartphone para que possa enviar mensagens mais depressa, ensinar ao seu smartphone a que pessoas é que deve enviar automaticamente mensagens quando estão em modo de ‘Não incomodar’ são apenas alguns dos exemplos.

Leia também | Já conhece os atalhos da Siri? Veja aqui seis exemplos de como os utilizar

Estas ajudas para não precisar de fazer tarefas algo repetitivas são válidas tanto para o Android como para o iOS, embora o sistema operativo da maçã tenha a app Shortcuts (ou Atalhos) já pronta para atividades em sequência.

Além disso, também é possível dizer ao seu telefone para fazer cópias de segurança de uma forma automática, para garantir que nunca mais perde fotografias ou vídeos importantes.

Leia também | Estes truques vão facilitar o uso do Chrome

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer estes truques para tornar o seu telemóvel no campeão da automatização.

10 truques do YouTube que todos deviam conhecer