Publicidade Continue a leitura a seguir

Facebook abriu-nos a porta do seu quartel-general. Veja-o aqui

Nesta galeria pode conhecer o quartel-general ibérico do Facebook | A fachada do edifício onde fica o Facebook da Península Ibérica não qualquer indicação à empresa, mesmo mesmo no hall de entrada. A empresa é muito mediática e não quer chamar atenção para os seus escritórios. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Bem junto à zonas das secretárias, em open space, há sofás e mesas com gomas e afins. (Diana Quintela/ Global Imagens)
A zona de refeições ligeiras tem comida e bebida gratuita 24 horas por dia para os funcionários, bem como uma bancada para confraternizarem. Isto no segundo piso dos escritórios. (Diana Quintela/ Global Imagens)
A zona central dos escritórios é toda em open space.(Diana Quintela/ Global Imagens)
Além de matraquilhos e de alguns jogos, bem junto à zona de café (com comida gratuita) há uma parede com relva artificial. (Diana Quintela/ Global Imagens)
(Diana Quintela/ Global Imagens)
A zona de estar no segundo piso, com alguns pacotes de comida. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Uma das salas de videoconferências que pudemos ver, além de dois monitores de grande dimensão de várias colunas, tem uma câmara de alta definição e tem associado um tablet para controlar tudo. Nos monitores costuma estar os locais do planeta onde estão os 2,2 mil milhões de utilizadores do Facebook. (Diana Quintela/ Global Imagens)
A zona principal de refeições tem decoração criativa e várias indicações dos produtos e marcas que pertencem ao Facebook. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Outro pormenor da zona de refeições, onde já pacotes de comida gratuita, ao estilo supermercado. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Outro pormenor da sala de refeições. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Na sala de eventos há uma parece com algumas fotografias do Instagram. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Na área de eventos, além de vista para a tua há televisores gigantes e uma instalação artística de um artista espanhol. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Há várias mensagens inspiradoras por todo os escritórios. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Irene Cano, líder do Facebook na Península Ibérica. junto à parede de lego dos escritórios. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Há uma zona dos escritórios que tem uma coleção enorme de Maneki Neko, os gatos da sorte asiáticos. (Diana Quintela/ Global Imagens)
Os escritórios da empresa em Madrid têm decoração própria, acima de tudo do Facebook. A decoração com pormenores do WhatsApp é residual. (Diana Quintela/ Global Imagens)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
(Foto: João Tomé)
fznor

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na nossa viagem a Madrid para entrevistar a responsável ibérica do Facebook, Irene Cano, ficámos a conhecer os escritórios da empresa, com vários elementos peculiares e típicos das grandes tecnológicas. 

O Facebook é uma das grandes tecnológicas a nível mundial, que controla não só a maior rede social do planeta, mas também o WhatsApp, Instagram e produtos como o Messenger. Além disso, é a primeira empresa cotada em bolsa a ser fundada e liderada por um millennial – falamos de Mark Zuckerberg.

Na nossa entrevista com a responsável ibérica Irene Cano (primeira parte e segunda parte), tivemos oportunidade de conhecer os escritórios em Madrid, junto à avenida Castellana. Um dos pormenores mais peculiares é que não só não há nenhuma indicação no exterior da empresa, como mesmo no hall de entrada também não aparece o Facebook como uma das empresas lá presentes. O mediatismo e a polémica em torno da rede social podem ser uma das razões para este aparente secretismo.

Mal entramos na zona do escritórios, temos já muita decoração alusiva ao Facebook e um sistema de tablets para fazermos o nosso registo junto da recepcionista e do segurança. Depois, entramos na zona ‘segura’ onde podemos ver um tablet gigante onde é possível, por exemplo, ver as várias salas de reuniões dos dois pisos de escritórios. Curiosamente, as salas têm nomes de séries de animação dos anos 1980 e 1990 como Pantera Cor de Rosa ou Timon & Pumba (também há uma sala com nome de filme: Tudo sobre Minha Mãe. Do tablet dá para fazer marcações e ver a sua ocupação.

O primeiro piso tem, depois, uma zona de eventos com dois ecrãs gigantes, onde há uma parede com fotos do Instagram e outra com uma instalação artística de um importante artista espanhol. Há ainda um corredor com uma zona de mural onde todos podem deixar mensagens escritas na parede – há por lá assinaturas de alguns artistas – que dá acesso ao refeitório. É por lá que há mais decoração a condizer, com várias plantas, mensagens inspiradoras e a zona de refeição onde há vários pacotes de comida gratuita, fruta, bebida e afins.

O segundo piso inclui além da zona de escritório normal, onde trabalham algumas dezenas de pessoas, salas de conferências equipadas com equipamento evoluído para videoconferências (que acontecem diariamente) e mais uma zona de refeições, ao estilo café americano. Nessa zona de estar, há uma parede com relva artificial e outra parede de legos, bem como uma zona com televisão e sofá.

Numa pequena parte onde tem uma parede de lego, tem uma cadeira de relaxamento e massagem e matraquilhos. Também por aqui não faltam mensagens inspiradoras por todo o lado, num ambiente acolhedor e divertido, típico de empresas como a Google ou Facebook mas raro noutro tipo de empresas mais tradicionais. Numa das zonas do escritório há uma zona de dezenas de gatos asiáticos da sorte, que parece ser um tema popular por aqui.

Pode ver a fotogaleria no topo da página.

Irene Caño: “Já temos 6,2 milhões de utilizadores do Facebook em Portugal”

Irene Cano: “A inteligência artificial ajudou a reduzir 80% das fake news no Facebook”