Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer manter os seus filhos debaixo de olho? Estas apps ajudam

ESET Parental Control – esta app só é válida para dispositivos Android. A versão gratuita dá acesso já a bloqueio de sites, limitação de tempo em jogos e, em geral, uma análise daquilo que os miúdos andam a fazer.
FamilyTime – permite adicionar limites de tempo, hora de dormir e até um horário para os trabalhos de casa, numa plataforma onde todos os parâmetros são personalizáveis. Como é habitual, tem também localização e a capacidade para filtrar conteúdos. Há diferentes planos e mensalidades, consoante o número de dispositivos que pretende ter.
Net Nanny: é uma das aplicações do género mais conhecidas, com software disponível já desde 1996. Tem filtro, capacidade para monitorização de redes sociais, personalização e também limites para tempo passado com os gadgets.
Norton Family Premier – além de antivírus, a Norton também tem aplicações para controlo parental. A versão paga não limita o número de dispositivos associados, portanto dá jeito se tiver uma prole com muitos gadgets.
Qustodio – tem uma mensalidade de 55 dólares anuais, para um plano até cinco dispositivos. Permite controlar chamadas, tempo gasto em aplicações, filtrar sites e bloquear conteúdos. É bastante personalizável.
Web Watcher – esta tem várias particularidades: permite ver mensagens, incluindo do WhatsApp, e ainda permite ter acesso à atividade de apps específicas, como o Tinder. É a mais cara de todas e é considerada como spyware, portanto é preciso contornar as lojas de aplicações. Como é tão invasiva, não é a melhor opção se apenas quer uma supervisão ligeira.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Por mais que se tente, não é possível resguardar as crianças de conteúdos menos adequados na Internet. Se quer uma ajuda nesse campo, vale a pena apostar em software para controlo parental.

Há opções mais ou menos invasivas, com diferentes preços e mensalidades para supervisionar os filhos. Ainda assim, sejam elas mais ou menos personalizáveis, as funcionalidades disponibilizadas não variam muito: capacidade para fazer ‘tracking’ de GPS para saber onde os seus filhos andam, a capacidade para bloquear determinados conteúdos e inserir bloqueios para conteúdos explícitos, como sites de pornografia.

Leia também | Apps que os seus filhos usam… e de que nunca ouviu falar

Em alguns casos, também é possível ter parâmetros para monitorização de tempo passado em jogos e redes sociais – ou simplesmente a utilizar o telefone ou tablet.

Ainda assim, há que ressalvar uma coisa: os mais novos são cada vez mais dotados com a tecnologia e arranjam fórmulas engenhosas de conseguir contornar estas limitações. Tanto que até há sites e dicas na Internet para conseguir trocar as voltas a este tipo de aplicações para bloqueio parental…

Relógios para saber se o seu filho está em perigo ou precisa de falar consigo