Estes são o tipo de aplicações que nunca deve instalar no telemóvel
As apps para poupar bateria
Se quer poupar a bateria, o ideal é racionar o consumo ou mudar a configuração do próprio telefone, que permite um modo que consome menos energia (já há modos noturnos ou de poupança de bateria convincentes). Convém sempre desconfiar das apps que prometem oferecer mais do que é razoável. Há muitos que não fazem nada do que prometem e infetam o aparelho com malware (vê-se mais no sistema Android). A verdade é que é pouco provável que uma app ofereça mais do que o próprio fabricante permite a nível e poupança de bateria. Poupança milagrosa de rendimento
As apps fraudulentas, com malware com sem ele, podem prometer outras funções, como poupar bateria. Podem, por exemplo, fechar apps abertas que não usamos. O argumento, dizem, é que por estarem em segundo plano gastam bateria. No entanto, estamos a prejudicar o rendimento do terminal quando temos uma app que se dedica a fechar apps abertas. Apps que prometem limpar o telemóvel
Há várias formas de pouparmos a bateria e melhorar o desempenho do telemóvel, mas as mais eficazes são manuais (embora os fabricantes estão cada vez mais atentos a isto). Há apps que garantem que limpam a memória cache ou que limpam a memória RAM, mas na maioria dos casos só prometem resultados concretos se alguém pagar a versão premium. Apps para 'refrescar'
Existem apps que prometem que, em dias de calor, conseguem gerar menos calor nos processos do smartphone, mas isso é falso. Também não vale a pena colocar o smartphone no congelador, o melhor é tê-lo à sombra e esperar que arrefeça (não há soluções mágicas).
Publicidade • Continue a leitura a seguir
Apps há muitas, mas há algumas que prometem mundos e fundos e que nunca deve instalar no seu smartphone. Quando a esmola é muita… desconfie.
O smartphone aglomera um sem número de aplicações de mensagens, redes sociais, comida ao domicílio e chamadas. Outras ajudam a limpar a memória RAM ou otimizar a duração da bateria ou, pelo menos, é essa a promessa.
No entanto, muitas destas apps podem trazer problemas para a vida útil do nosso smartphone, já que prometem algo que não podem cumprir ou então não consideram as versões mais atualizadas dos sistemas operativos.
Leia mais: Tecnologia alia-se à roupa e o resultado é um par de calças (diferente)
Na fotogaleria pode ficar a perceber como detetar este tipo de aplicações que não deve descarregar para o telefone ou então deve eliminar se já as tem.