Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete coisas que o seu iPhone faz e que provavelmente nem sabia

Nesta galeria vai encontrar alguns truques úteis que pode fazer com o seu iPhone | Utilizar o iPhone como scanner: não é preciso ter uma aplicação dedicada para fazer digitalização de documentos. Basta abrir a câmara do iPhone, colocar o smartphone na horizontal até ver dois ícones aparecer e garantir que a imagem está direita. Também pode abrir as Notas (no iOS 11 e 12), abrir uma nova nota e, no sinal de mais, escolher ‘Scan Document’.
Assinar documentos: de vez em quando, é preciso assinar um documento e enviar para alguém. Não é preciso imprimir o documento, basta escolher o ícone da caneta e ir até Markup e depois escolher assinatura entre as opções. Pode escrever diretamente no documento e assinar. Também é possível mudar a cor da tinta da assinatura.
Substitua palavras no dicionário: toda a gente gosta de reclamar do autocorrect e do dicionário do iPhone. A verdade é que pode usar o dicionário do iPhone para facilitar a vida: pode definir que ‘EER’ pode significar ‘estou numa reunião’, por exemplo. Para definir isto, basta ir até às Definições e depois teclado.
Tirar partido da acessibilidade: pode ativar o ‘AssistiveTouch’ nas definições do iPhone para que fique uma bolha no ecrã, que dá acesso a oito comandos de uma forma mais fácil. É possível adicionar outras opções a esta bolha.
Utilizar a Speak Selection: através das definições, pode ativar o ‘Speak screen’. Desta forma, quando precisar de que alguém leia em voz alta uma notificação que recebeu, só é preciso que utilize dois dedos para deslizar o ecrã de bloqueio. Convém é que tenha ativa a funcionalidade de mostrar notificações de mensagem no ecrã de bloqueio.
Usar o iPhone como lupa: tudo através da câmara. Precisa é de ir às definições e procurar por ‘Lupa’. É possível adicionar esta funcionalidade ao centro de controlo do iPhone, para ver o ícone da lupa e estar sempre à mão.
Dominar os atalhos: se ‘segurar’ a tecla dos emojis no teclado durante algum tempo, pode ir diretamente para as definições de teclado e adicionar um teclado extra. Isto funciona bem se quiser instalar um teclado, tal como o SwiftKey ou o Gboard da Google. Depois pode utilizar a tecla dos emoji para alternar entre teclados.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Costuma-se dizer que há sempre mais qualquer coisinha para descobrir sobre o nosso telefone. Há algumas funcionalidades no iPhone que podem estar escondidas nas definições do smartphone e que ainda dão jeito para facilitar o dia-a-dia. 

O iPhone ficou conhecido por juntar várias coisas no mesmo dispositivo: uma máquina fotográfica, telefone, leitor de música, etc. Mas ainda há mais, já que também pode juntar lupa e scanner à mistura.

Leia também | Basta um link para ‘crashar’ o iPhone em segundos

É verdade que há várias opções de aplicações para digitalizar documentos recorrendo ao telefone – até a app da Drive do Google faz isso – mas a conveniência de não precisar de instalar mais nada ajuda.

Também pode utilizar o iPhone para assinar documentos mais rapidamente, sem a necessidade de imprimir coisas, assinar e posteriormente digitalizar para enviar por email.

Há ainda vantajosos truques que pode ensinar ao seu iPhone, utilizando o dicionário: utilizar uma combinação de letras como EER poderá tornar-se num código para o seu iPhone escrever automaticamente ‘Estou em reunião’, poupando tempo ao utilizador.

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer estes truques.

Leia também | 9 aplicações para aceder à internet e proteger a sua privacidade