Há pessoas que passam horas e horas a ouvir música no Spotify, mas que não conhecem muitas das funcionalidades que o serviço disponibiliza.
1. Melhore a qualidade do streaming
Por definição a transmissão de música do Spotify é feita com uma qualidade “normal”, pois acaba por ser aquela que tem um melhor equilíbrio entre a qualidade de reprodução e a quantidade de dados que são consumidos. Os utilizadores podem melhorar a qualidade de transmissão nas definições do serviço – basta procurar pelo separador ‘Qualidade da música’ e escolher ‘Alta qualidade’. Existe um modo de qualidade ‘extrema’ que só está disponível para os utilizadores premium.
2. Tenha companhia no trânsito
É possível criar uma ligação entre o Spotify e o serviço de mobilidade Waze nas definições da aplicação. Na prática se estiver a usar o Waze, vai poder controlar o Spotify nessa aplicação com controlos dedicados. Se estiver a usar o Spotify e o Waze estiver a executar em segundo plano, então neste modo vai surgir um pequeno ícone com as indicações a seguir. Mas atenção: esta integração só é válida para dispositivos Android.
3. Transforme o Spotify num sessão de karaoke
A funcionalidade não é nova, mas é provável que muitos utilizadores continuem sem saber que ela existe. O Spotify tem um conjunto de músicas que mostram a letra à medida que a canção está a tocar. Como pode ser difícil encontrar as músicas que têm esta funcionalidade, o melhor é aceder à playlist Behind the Lyrics. Pode ser uma ajuda nas festas que organiza lá em casa, além de ficar a conhecer outros pormenores sobre as músicas que ouve.
4. Recuperar playlists eliminadas
O ‘vício’ por determinados estilos de música vai variando ao longo dos meses, o que faz com que a alteração das nossas playlists possa ser grande. Para o caso de ter eliminado uma lista de músicas e agora querer recuperá-la, é possível fazê-lo. Para isso vai ser necessário entrar na versão web do Spotify e encontrar a opção ‘Recuperar playlists’.
5. Atalhos que podem dar jeito
Quem passa o dia em frente ao computador e usa a versão desktop do Spotify, tem ao seu dispor alguns atalhos que facilitam a interação com o serviço de música. Ficam aqui alguns que deve ter em consideração. Iniciar/Pausar – barra de espaços; Próxima música – Crtl + seta direita / Ctrl + cmd + seta direita; Silenciar – Ctrl + Shift + seta baixo / cmd + Shift + seta baixo; Volume no máximo – Ctrl + Shift + seta cima / cmd + Shift + seta cima.
6. Sessões privadas de Spotify
Se é daquelas pessoas para quem ouvir música é um ato partilhado – sobretudo nas redes sociais -, o Spotify tem um modo que lhe permite um momento mais reservado. Basta ir até às definições do serviço e ativar o separador ‘Sessão privada’. Na prática o Spotify não vai partilhar nada daquilo que estiver a ouvir.
7. Transferir músicas para o Spotify
Vamos imaginar que foi um utilizador do iTunes durante anos e que agora quer dedicar-se ao Spotify. Mas como transferir todo o seu ‘arsenal’ de músicas? O serviço Soundiiz promete tornar esta tarefa mais fácil. É possível importar músicas para o Spotify de uma grande variedade de serviços e é este suporte abrangente que torna o Soundiiz numa boa opção.
Além disso, também pode utilizar a aplicação do Spotify, basta ir até ‘File’, ‘Import Playlists’ e escolher a opção iTunes ou Windows Media Player para importar as suas playlists.
8. Toda a música do mundo no seu browser
Parte do sucesso do Spotify deve-se ao facto de estar disponível num grande número de plataformas e formatos – por exemplo, existem versões específicas do Spotify para consolas de videojogos. Um método que nem sempre os utilizadores consideram, mas que pode dar muito jeito, é a versão web do Spotify. Aceda à sua conta em qualquer dispositivo sem ser necessário instalar o programa ou a aplicação.
9. Partilhar músicas através de códigos
Está a falar com um amigo, está a contar-lhe sobre uma nova música que descobriu, mas o processo de ‘partilha’ dessa música é tudo menos intuitivo: copiar link, abrir aplicação de mensagens e enviar link. Quando quiser fazer uma partilha mais rápida, use os códigos visuais do Spotify.
Na música que está a ouvir, carregue nos três botões que estão situados do lado direito. Isso vai abrir a capa do álbum e por baixo vai existir um código em formato de ondas musicais. O amigo só precisa de ir ao separador de pesquisa do Spotify, carregar no ícone da câmara e fazer o reconhecimento do código.
10. Filtre os resultados de pesquisa
Os resultados de pesquisa do Spotify conseguem ser excessivos por vezes. Se adicionar alguma informação contextual à pesquisa, isso vai ajudar a diminuir o ‘ruído’ das sugestões que lhe são feitas. Experimente pesquisar pelo nome da sua banda seguido de um intervalo de anos [2000-2004 por exemplo].