Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem tiver estas 10 competências vai sobreviver à revolução das máquinas

1. Ter capacidade de resolução de problemas complexos.
2. Ter pensamento crítico e ser capaz de transformar a interpretação de dados em ações concretas.
3. Ser criativo. As ideias aleatórias ou únicas podem ser uma mais valia no futuro.
4. Saber gerir uma equipa.
5. Ser capaz de coordenar-se com outras pessoas no trabalho.
6. Ter inteligência emocional - a empatia e a curiosidade vão representar um papel muito importante no futuro do trabalho.
7. Ter bom senso e ser capaz de tomar decisões importantes - conseguir tomar decisões 'mensuráveis' vai ser uma capacidade muito valorizada pelos recrutadores nos próximos anos.
8. Ser capaz de concretizar uma estratégia de serviço que é focada no cliente, dando apoio e suporte de forma continuada.
9. Ter capacidade de negociação. Esta promete ser uma das últimas 'barreiras' para os sistemas de automação e inteligência artificial, pelo que os humanos que souberem negociar, podem estar confiantes relativamente ao futuro.
10. Ter flexibilidade cognitiva - ser capaz de adaptar a forma de ser e estar perante o grau de exigência dos desafios que lhe surgem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A automação vai destruir milhares de postos de trabalho, mas também vai criar milhares de novos empregos. Se quiser adaptar-se a esta nova realidade, o melhor é ver a fotogaleria.

As máquinas vão mesmo ficar com os nossos trabalhos ou vão tornar-nos mais felizes? O debate ainda está em aberto, mas o que se sabe é que a automação está a chegar em força. Estima-se que 50% dos atuais postos de trabalho possam ser alvo de uma automação, seja ela feita por software ou por um robô.

“A automação está a chegar e precisamos de planeá-la. Se não planeares, vai haver consequências sociais”, disse o vice-presidente de automação da IBM, Mike Hobday, numa entrevista recente com a Insider.

À medida que este fenómeno fica mais evidente, surge a questão: o que é que os humanos podem fazer para manterem-se competitivos face às máquinas?

A resposta vem do Fórum Económico Mundial. O organismo revelou quais as dez características que os profissionais devem ter para garantirem uma melhor adaptação a este novo mundo mais automatizado que se avizinha.

Na prática, a ‘robotização’ do mundo do trabalho vai dar destaque às características que são únicas nas pessoas – o seu lado humano. Veja na galeria em cima quais são estas características e quantas delas é que já tem.

Preparado para sobreviver à revolução das máquinas?