Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça 10 erros comuns no Instagram e que vai querer evitar

1. Gostar das próprias publicações | Publicou uma fotografia fantástica e sabe que é merecedora de um grande número de ‘likes’. Mas que tal deixar essa interação para os outros? Muitos utilizadores não gostam de ver quando as pessoas gostam das suas próprias publicações e perdem o interesse em interagir com elas. O ‘auto-like’ também é visto como uma redundância: o facto de ter publicado algo já significa que gosta daquele conteúdo.
2. Publicar fotos de má resolução | Já não há grandes motivos para publicar fotografias de má resolução, cheias de ‘ruído’ visual, no Instagram. A qualidade das câmaras dos telemóveis melhorou bastante e também há muitas aplicações de filtros e efeitos que ajudam a dar personalidade às suas imagens.
3. Editar fotos em demasia | Já lá diz o ditado: “nem oito, nem oitenta”. Se não deve publicar fotografias de baixa resolução, também não deve exagerar nos efeitos e filtros que aplica às suas imagens. Fotografias demasiado artificiais podem não despertar tanto interesse nas outras pessoas, que sabem logo à partida que aquela imagem foi exagerada só para chamar a atenção.
4. Não responder aos comentários | Recebe likes e comentários nas suas imagens, mas depois não interage com as publicações dos outros? Considere uma postura mais ‘amigável’. Responda aos comentários que fazem nas suas fotos e seja também pró-ativo a gostar e comentar as fotografias dos outros. No final de contas, o que é uma rede social sem estas interações?
5. Não mostrar um lado mais pessoal | O Instagram é uma rede social com um lado muito humano - o que antes era uma plataforma de fotografia de qualidade, passou a ser uma plataforma para acompanhar o dia a dia das pessoas. Há perfis que não têm qualquer foto ‘pessoal’ e que mesmo assim têm grande sucesso, mas todos gostam de ver a cara e o lado humano da pessoa responsável por aquela conta.
6. Não usar as Instagram Stories | Reserve para o perfil do Instagram o ‘best of’ das suas fotografias e vídeos e deixe tudo o resto para as Instagram Stories. É um formato mais direto, ‘sem filtros’ e mais genuíno, motivo pelo qual as Stories têm tido tanto sucesso. Se a opção está lá, porque não usar? Atraia mais atenção com o uso das Instagram Stories.
7. Não usar outras aplicações do Instagram | Conhece as aplicações Boomerang, Layout, Direct e IGTV? São todas aplicações oficiais da rede social e que ajudam a melhorar a experiência em torno da plataforma. A Direct, por exemplo, é uma ferramenta de conversação com os seus contactos na plataforma e o Boomerang permite fazer pequenos vídeos divertidos. Não fique apenas pelo mais básico, invista na diversificação de conteúdos.
8. Seguir muitas pessoas e ter poucos seguidores | Imagine que entra no perfil de alguém e repara que esse utilizador segue três mil pessoas, mas apenas tem 150 seguidores. Esta diferença de números pode causar alguma desconfiança, pois passa a imagem de uma pessoa que está muito mais interessada na vida dos outros do que em partilhar pormenores da sua. Não há nada de errado nesta ‘estratégia’, mas pode afastar algumas potenciais novas amizades.
9. Ter o perfil privado | O Instagram é uma rede social que dá aos utilizadores controlo sobre a privacidade dos seus conteúdos, mas no geral é uma plataforma que vive da abertura e partilha de fotos ou vídeos. Por isso o facto de ter o perfil privado não ajuda a que mais pessoas descubram as suas publicações, os seus interesses e as experiências que tem vivido.
10. Não publicar regularmente | Quando foi a última vez que publicou no Instagram? Há três dias, três semanas ou três meses? Quem não aparece não é lembrado e ter um perfil parado no Instagram não causa uma boa sensação. Tente não ser daquelas pessoas que só interagem com as publicações dos outros, mas depois esquecem-se de partilhar um pouco das suas experiências pessoais. Uma fotografia por semana pode ser uma boa primeira meta a cumprir neste objetivo.
11. Dica extra: Use, mas não abuse, das hashtags. As palavras-chave são boas não só para descobrir conteúdo que seja do nosso interesse, mas também permitir que outras pessoas cheguem até às nossas publicações. Não seja tímido, mas também não seja descuidado - faça um bom equilíbrio entre uma partilha saudável da vida social e a proteção da sua privacidade.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ninguém gosta de ser o amigo chato nas redes sociais ou aquele que ainda não sabe muito bem usar uma determinada plataforma.

Com mais de mil milhões de utilizadores ativos, o Instagram é uma das maiores e mais importantes redes sociais da atualidade. Pode ainda não ser a maior de todas – o título pertence ao Facebook -, mas sem dúvida que é uma das mais movimentadas e concorridas.

Por ser a plataforma do momento, muitas pessoas usam o Instagram para muito mais do que manter apenas contacto com amigos e família. Esta rede social é, na prática, uma janela da vida pessoal de cada um para o mundo e tem sido este lado que tem ajudado ao aparecimento de muitas novas figuras públicas, mais conhecidas como influenciadores.

Leia também | 9 dicas para elevar as fotos do Instagram a outro patamar

Independentemente da utilização que dá ao Instagram, há alguns erros a evitar na plataforma. Não vai querer fazer uma utilização ‘errada’ daquela que é a rede social com um dos maiores níveis de popularidade, certo?

Na galeria em cima pode ficar a conhecer aqueles que são alguns erros comuns dos utilizadores e que deve tentar evitar. Não há fórmulas corretas para usar o Instagram, mas há pequenos atenções que pode ter para fazer um melhor uso da rede social.