Amazon prepara donativo de um milhão de dólares à Wikipédia

Wikipédia
Imagem: Pixabay

A Fundação Wikimedia é a entidade responsável pela conhecida Wikipédia, a enciclopédia de acesso livre – provavelmente, a mais usada no mundo. Agora, a Wikimedia prepara-se para receber um generoso donativo da gigante da Internet. 

Há uns tempos, circulou pela Internet a seguinte questão: “estarão as tecnológicas a retribuir devidamente à Wikipédia?” A questão não é assim tão descabida, principalmente olhando para o campo das assistentes digitais, que utilizam várias fontes de informação da Internet. E a Amazon tem uma assistente inteligente, a Alexa, que na semana passada chegou a muitos mais produtos além dos Echo. A Alexa utiliza várias fontes de informação disponíveis na Internet para dar respostas aos utilizadores – e, muitas vezes, a Wikipédia é uma fonte utilizada.

Leia também | Alexa em todo o lado: conheça os 11 novos gadgets da Amazon

E, tendo esta ideia em conta, as tecnológicas foram contribuindo com donativos, como uma forma de retribuição: a Google, a Apple ou a Microsoft contribuíram com valores nas ordem dos 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros). Mas, na altura, a Amazon ficou de fora desta lista.

Leia também | “Cloud” da Amazon abre escritório em Lisboa

Esta terça-feira, anunciou que iria fazer uma doação de um milhão de dólares (cerca de 849 mil euros). Numa nota divulgada, a Amazon reconhece o contributo que a enciclopédia online tem dado para o desenvolvimento da Alexa.

A gigante de e-commerce está, inclusive, a pedir aos seus utilizadores que também contribuam. Nos mercados onde está disponível, a Amazon incluiu na Alexa uma funcionalidade que, através do comando de voz “Alexa, faz um donativo à Wikipédia”, permite rapidamente contribuir para a enciclopédia de acesso livre.

A Fundação Wikimedia é uma entidade filantrópica, estabelecida em 2003, que tem como objetivo incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre, em várias línguas.

Este artigo foi publicado originalmente na edição do dia do Diário de Notícias, no dia 26 de setembro de 2018.