App fraudulenta para configuração da Alexa chega à App Store

Amazon Echo | Alexa
Foto: REUTERS/Jeffrey Dastin

Aparentemente, as assistentes inteligentes foram um dos presentes-estrela deste Natal. Com vários utilizadores a configurar os seus gadgets do género, há também quem se tente aproveitar dos utilizadores mais incautos. 

Para configurar a Alexa, a assistente digital criada para os dispositivos Echo da Amazon, é necessária uma aplicação. Na App Store, há uma aplicação que está a subir no ranking de downloads – “Setup for Amazon Alexa”, criada pela One World Software, como é referido pelo site 9to5Mac.

Ao contrário da aplicação oficial, quando é aberta, esta app pede durante o processo de configuração dados como o endereço IP e o número de série do dispositivo. Segundo aponta o 9to5Mac, esta app já chegou até à sexta posição na lista de apps utilitárias.

Leia também | Amazon leva lojas inteligentes Go para um aeroporto perto de si

O 9to5Mac aponta ainda que nem a Apple nem a Amazon tomaram medidas contra esta app fraudulenta, pelo que é pedido aos novos utilizadores de gadgets com Alexa que tenham atenção a esquemas do género.

No dia de Natal, a grande quantidade de utilizadores a tentar configurar os seus Echo levou até a uma quebra das funcionalidades da assistente digital na Europa.

Os portugueses que põem as colunas da Amazon a falar connosco