Publicidade Continue a leitura a seguir

Apple compra área de modems para smartphones da Intel por mil milhões de dólares

REUTERS/Thomas Peter

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de o interesse da Apple ter sido avançado pelo Wall Street Journal, a tecnológica oficializa a compra de uma considerável parte do negócio de modems para smartphones da Intel. A aquisição ronda os mil milhões de dólares. 

O acordo entre as duas empresas implica a transição dos 2200 trabalhadores da Intel para a Apple, assim como a propriedade intelectual e equipamento, por exemplo. A Apple indica também que espera ter o negócio concluído no último trimestre de 2019, já que o negócio precisa ainda da aprovação do regulador. 

Ainda assim, esta aquisição dá ainda margem à Intel para desenvolver modems para computadores, dispositivos de Internet das Coisas e carros autónomos. A ideia da Intel passará por realinhar o foco de negócio, focando-se no desenvolvimento de componentes para 5G. 

Leia também | iPhone. Novo rumor aponta para três modelos e alterações de câmara em setembro

A área de negócio de modems para smartphones da Intel tinha como cliente maioritário a Apple, que usava componentes da Intel em muitos dos modelos de iPhone. Em abril, quando a empresa da maçã chegou a acordo com a Qualcomm, para usar componentes da empresa nos seus equipamentos, a Intel anunciou que iria colocar a divisão modems para smartphone à venda. 

Este é o segunda maior aquisição da Apple, sendo apenas ultrapassada pela compra da Beats Electronics, em 2014, por 3,2 mil milhões de dólares. 

Acordo com Apple rende 4,5 mil milhões à Qualcomm (2% da fortuna da dona do iPhone)