Bosch tenta salvar o diesel tornando-o totalmente renovável

Bosch

 

A empresa alemã quer tentar reduzir emissões CO2 com combustíveis renováveis e sintéticos para ajudar a limitar o aquecimento global e está a fazer testes com carros da sua frota na Alemanha.

Desde o início de novembro, os carros que são utilizados pelos membros do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH operam com diesel totalmente renovável. Conhecido como “C.A.R.E. diesel”, este combustível é sintetizado principalmente a partir de produtos derivados e materiais residuais. O fornecedor deste produto, a Toolfuel, afirma que o C.A.R.E. diesel reduz as emissões de CO2 desses carros em cerca de dois terços, ou 65%, do poço às rodas.

“Combustíveis renováveis e sintéticos podem contribuir muito para limitar o aquecimento global. A sua utilização tem um impacto ecológico muito mais rápido do que a substituição dos veículos e das infraestrutura, uma vez que as estações de abastecimento existentes podem permanecer em operação”, afirma Volkmar Denner, CEO da Robert Bosch GmbH.

De acordo com o responsável, as vantagens são claras: “os combustíveis sintéticos e renováveis devem ser considerados na regulamentação da frota de CO2 para carros de passeio e camiões.” Tendo em conta que o C.A.R.E. diesel tem ainda de ser incluído na lei alemã relativa à prevenção da poluição do ar, não está, por isso, atualmente disponível nos habituais postos de abastecimento. Nos testes realizados com diesel totalmente renovável, a Bosch pretende mostrar como esta solução pode ser adotada em larga escala.

Lisboa disputada por 18 novos serviços de partilha de veículos

Já há diesel parcialmente renovável em postos da Bosch

A empresa está a incentivar o uso de combustíveis renováveis e sintéticos e, para isso, usa o R33 Blue Diesel, um combustível aprovado e produzido pela Shell, que está disponível para veículos de testes e veículos da empresa nos postos de gasolina nas unidades da Bosch em Feuerbach, Schwieberdingen e Hildesheim, há algumas semanas. Este combustível contém até 33% de energia renovável. A pegada de carbono dos mais de 1.000 veículos Bosch que reabastecem regularmente nestas três estações pode, assim, ser reduzida até 20% do poço às rodas.

Além disso, a Bosch pretende disponibilizar combustíveis sintéticos e renováveis para carros da empresa e veículos de entrega internos em todos os postos de abastecimento da empresa em toda a Alemanha. A Bosch também está gradualmente a incorporar veículos elétricos movidos a bateria na sua frota.