Foi junto à primeira embarcação autónoma a hidrogénio a nível mundial, o Energy Observer, que foi feito o lançamento do Fuel Cell Bus em parceria com a Toyota.
Foi com pompa, calor e alguma circunstância que a Salvador Caetano apresentou perto da Praça do Comércio, em Lisboa, o seu projeto do primeiro autocarro a hidrogénio produzido na Europa. A montagem estará a cargo da CaetanoBus, a divisão de autocarros da empresa e é uma parceria com a Toyota, que fornece a tecnologia do Mirai, o seu veículo ligeiro a hidrogénio já comercializado em vários países.
Será a primeira vez na Europa que a Toyota irá fornecer os seus sistemas de pilha de combustível, tanques de hidrogénio e outros componentes chave. Com esta parceria, a Toyota, que trouxe a Lisboa o seu vice-presidente a nível europeu para a comunicação e meio-ambiente, Jacques Pieraerts,reforça o seu objetivo de reduzir em 90% até 2050 as emissões de CO2 dos seus veículos (comparado com 2010).
A ideia é que o hidrogénio possa ajudar a promover a tecnologia de pilha de combustível aplicada a outros meios de transporte que não apenas os veículos ligeiros de passageiros. Para isso destacou-se a facilidade do uso do hidrogénio face aos elétricos que acumulam toda a energia em bateria que se têm de carregar durante algumas horas. Com o hidrogénio, faz-se um abastecimento entre três a cinco minutos que deverá dar para 500 km de autonomia (350 km no caso dos autocarros).
O projeto da CaetanoBus é para dois protótipos, que começarão a sair das linhas da empresa em Gaia no final do próximo ano, e serão fornecidos aos operadores europeus. O objetivo passa também pode poder fornecer no futuro vários municípios portugueses.
José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria, explicou: “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa na Europa a beneficiar da tecnologia líder de pilha de combustível da Toyota. E é com satisfação que vamos demonstrar as nossas capacidades de excelência no desenvolvimento e fabrico de autocarros. Acreditamos que o hidrogénio é uma ótima solução para os autocarros com zero emissões.”
O lançamento oficial do Projeto Fuel Cell Bus teve a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes e aconteceu na sequência da passagem do Energy Observer por Lisboa, a primeira embarcação em todo o mundo movida a hidrogénio de forma autónoma, sem emissões de gases.
O desenvolvimento do Projeto Fuel Cell Bus aprofunda a relação de longa data entre a Toyota e a Salvador Caetano. A Salvador Caetano produz veículos Toyota desde 1971 e é o representante exclusivo da marca em Portugal. A parceria estende-se agora à CaetanoBus com o objetivo de difundir a tecnologia do hidrogénio e acelerar a sua comercialização no mercado europeu.