Cápsula da SpaceX chega sã e salva à Estação Espacial Internacional

A cápsula Dragon da SpaceX conseguiu cumprir com sucesso uma das primeiras fases de teste, antes de começar a transportar humanos. A missão inicial era a de conseguir chegar à Estação Espacial Internacional. A Dragon conseguiu passar neste teste crucial.

E por que razão é este teste crucial? Basicamente porque a cápsula vai ter de fazer isto de uma forma rotineira, para conseguir cumprir o propósito da SpaceX, empresa privada que quer colocar os humanos a fazer turismo espacial.

A cápsula descolou do Cabo Canaveral quando eram cerca de seis da manhã (hora de Lisboa), para levar mantimentos à Estação Espacial internacional. A Crew Dragon foi lançada a partir do Falcon 9, um foguetão desenvolvido pela SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk. No futuro, será esta a cápsula que vai transportar os passageiros.

Nesta situação, a cápsula tinha apenas um passageiro: um boneco, chamado Ripley, equipado com sensores, para que a SpaceX e a NASA possam recolher informações sobre o percurso e ajustar possíveis procedimentos.

Leia também | SpaceX vai despedir 10% dos funcionários

No domingo, a cápsula conseguiu chegar com sucesso à Estação Espacial Internacional e fazer a tal manobra, em que a cápsula se teve de aproximar da estação. Durante o processo de aproximação, foram usados uma série de lasers, sensores e software para aproximar a cápsula à Estação Espacial. Quando a cápsula ficou a cerca de 20 metros da Estação Espacial, foram usados ganchos para que a Dragon se mantivesse no sítio.

Não é a primeira vez que a SpaceX envia cápsulas para a Estação Espacial Internacional – a diferença é que desta vez todo este processo foi feito de uma forma automática. Com a escotilha aberta, os três astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional entraram na cápsula Dragon e até “cumprimentaram” Ripley, o boneco com sensores.

Leia também | Nunca a Virgin Galactic voou tão alto. Turismo espacial está mais perto de acontecer

Na próxima sexta-feira, é tempo de a Dragon regressar a casa. Será outra parte crucial dos testes da SpaceX, em que o objetivo é conseguir fazer uma aterragem bem sucedida, algures no Oceano Atlântico.

Caso isto seja cumprido, a NASA vai avaliar esta missão e perceber quando é que será possível passar para a próxima fase – a de colocar dois humanos a bordo da Dragon. A SpaceX tem esta fase marcada nos seus planos algures para este verão, mas tudo estará dependente da avaliação da NASA e de outros trabalhos em curso.

As incríveis promessas de Elon Musk para 2019, da Tesla ao espaço