Carsharing: DriveNow superou as 150 mil viagens em menos de um ano

A um mês de celebrar o seu primeiro ano de atividade em Lisboa, o serviço de carsharing da DriveNow já atingiu mais de 150.000 viagens.

O número de viagens agora atingido pelo serviço presente em Lisboa (também está noutras cidades europeias) é o equivalente a três idas à Lua e mostra que a adesão ao serviço de carsharing parece ter vindo para ficar. Pelo menos é essa a convicção de várias marcas que vendam automóveis, que possuem cada vez mais serviços destes a pensar em soluções alternativas na mobilidade urbana.

A DriveNow pertence à BMW e começou em 2011 na Alemanha – hoje opera mais de seis mil automóveis em nove países europeus. A entrada em Portugal é feita em parceria com a Brisa. A emov, outra empresa de carsharing presente em Portugal, pertence ao grupo PSA – da Peugeot, Citroen e Opel. A Mercedes, Seat, Volvo e outras marcas também têm os seus serviços de carsharing embora, para já, ainda fora do território nacional.

De acordom com dados da própria DriveNow, em média, por cada carro de carsharing há pelo menos seis carros particulares que deixam de circular nas estradas. A DriveNow tem em média 1.500 registos mensais e tem como objetivo chegar aos 30 mil registos no final do primeiro ano da operação.

O serviço de carsharing chegou a Portugal no dia 12 de Setembro de 2017, colocando Lisboa como a 13ª cidade europeia a receber a DriveNow e a 1ª cidade Ibérica a ter este serviço.

Com uma frota de 211 carros das marcas BMW e MINI, a área de operação da DriveNow vai desde a estação de comboios de Algés até ao Parque das Nações, passando pela Segunda Circular até ao Lumiar. O serviço estende-se até ao Aeroporto de Lisboa e, mais recentemente, o parque empresarial do Lagoas Park que tem uma boa relação de transporte direto com o Aeroporto e vice-versa.

Dentro da área de operação o aluguer ao minuto das viaturas DriveNow têm valores de 0,29€ (MINI) ou 0,31€ (BMW), com tudo incluído (estacionamento da Emel, combustível ou seguro), podendo estacionar em todos os lugares de estacionamento público de superfície (com ou sem parquímetros).

A DriveNow é um serviço carsharing em sistema “free floating” que se foca na flexibilidade – pode deixar a viatura em qualquer lado quando não necessitar mais dela.