Açores prepara-se para ter um porto espacial até 2021. O concurso já abriu

Para promover a conferência sobre o mar que decorrer nos Açores, a ESA publicou esta foto da ilha de São Miguel.

Depois do estudo, o concurso. Portugal abriu esta segunda-feira um concurso à escala global para a construção, instalação e gestão de um porto espacial nos Açores.

2021, Odisseia no Espaço (a partir dos Açores). Na verdade, o filme de Stanley Kubrick chama-se 2001: Odisseia no Espaço e é de 1968. Cinema à parte, o governo criou formalmente esta segunda-feira um projeto de criação de um porto espacial nos Açores.

Aproveitando o facto de estar a decorrer uma conferência sobre o mar, organizada pela ESA, o governo vai, assim, lançar uma “audição formal” que lança o desafio à escala planetária. Desde logo estão convidadas todas as entidades consigam apresentar e cumprir um plano de construção, instalação e gestão de um porto espacial.

As propostas devem ser apresentadas até ao próximo dia 31 de outubro. Um dos pré-requisitos que está no caderno de encargos é que o plano contemple a possibilidade de realizar os primeiros lançamentos já em 2021 na ilha de Santa Maria, nos Açores, de acordo com o jornal Público.

O novo projeto começa após um estudo da Universidade do Texas, em Austin (EUA), que foi divulgado em fevereiro passado, ter dado um parecer favorável à instalação de uma base espacial para lançamento de pequenos satélites nos Açores. Já na altura, o estudo encomendado pelo governo português apontava para o local ideal ser a ilha de Santa Maria e, de forma mais concreta o lugar de Malbusca, na freguesia de Espírito Santo.

Do caderno de encargos também faz parte a colaboração com empresas portuguesas durante todo o processo, desde a conceção do projeto até à sua operacionalização. Além de detalhes de um possível impacto ambiental na ilha, também será necessário indicar a carga prevista a transportar e o número de lançamentos que se podem fazer por ano.