Daisy, o robô da Apple, já aprendeu a reciclar 15 modelos de iPhone

Daisy Apple
Fonte: Apple

A tecnológica apresentou o seu relatório de sustentabilidade para 2019. Além de expandir os programas de reciclagem de equipamentos, a Apple anuncia também um laboratório dedicado à reciclagem e reutilização de materiais.

Há já alguns anos que a Apple dá conta, no seu relatório de sustentabilidade, dos esforços para reutilizar materiais no fabrico de novos gadgets. É lá que a tecnológica dá conta de que Daisy, o robô criado para poder desmantelar iPhone para reutilizar os componentes, já consegue reciclar 15 modelos de telefones diferentes, a uma média de 200 unidades por hora.

Trata-se de uma evolução para Daisy, que antes trabalhava a menor velocidade e ‘conhecia’ menos modelos para os reaproveitar. Entre os materiais recolhidos por este robô conta-se o cobalto, que pode ser introduzido na linha de produção de outros modelos de gadgets.

Leia também | Veja as imagens raras do telefone que a Apple criou em 1993

Daisy sucede ao robô Liam, que tinha maiores dimensões e trabalhava de forma mais lenta. A primeira vez que se ouviu falar de Daisy foi em 2018, quando a Apple anunciou que iria recorrer a este tipo de solução. Por ano, o robô é capaz de reciclar 1,2 milhões de equipamentos.

Além das novas competências de Daisy, a Apple inaugura também um laboratório no Texas, nos Estados Unidos, dedicado à investigação e desenvolvimento de soluções que possam reaproveitar materiais de equipamentos obsoletos.

Leia também | Este robô serviu-nos um café. Mas pode fazer muito mais por si

A líder da área de sustentabilidade, Lisa Jackson, esteve o ano passado na Web Summit, em Lisboa, para reforçar que a Apple continua empenhada em apoiar o Acordo de Paris.

Apple baixa preços na China do iPhone (e companhia) para chinês ver