DECO avança com ação judicial contra o Facebook

Facebook

A DECO anunciou, através de comunicado, que vai avançar com uma ação judicial contra a rede social Facebook. A associação defende que foi feita uma “utilização indevida dos dados dos utilizadores” e exige compensações monetárias. 

Em causa está o escândalo da Cambridge Analytica, revelado há cerca de seis meses, que trouxe a público que o Facebook partilharia dados pessoais dos seus utilizadores com outras empresas. Como já é conhecido, esses dados seriam depois utilizados para apresentar determinadas publicações aos utilizadores, que fossem ao encontro das visões do utilizador.

Leia também | Zuckerberg avisa que não vai abandonar a liderança do Facebook

No comunicado, a associação de defesa do consumidor refere que “esta prática de recolher dados sem a devida informação e o consentimento explícito do consumidor, contradiz a regulamentação sobre a privacidade, bem como a proteção dos consumidores”.

A associação indica ainda que os consumidores que queiram receber uma compensação monetária, que poderá chegar até aos “dois mil euros” para quem tenham conta desde 2008.

Leia também | Facebook. Novo relato do NYT mostra as jogadas internas durante a crise da rede social

A DECO aponta que já há “mais de 16 mil inscritos” nesta ação, à qual os utilizadores se podem juntar através do site da associação. Desta forma, a mediação é assegurada pela organização.

 

A voz que denunciou Cambridge Analytica exige mais regulamentação na tecnologia