A DeepMind, uma das divisões da Alphabet, a empresa-mãe da Google, anunciou que chegou a acordo com a Unity, empresa responsável por uma das plataformas mais populares para desenvolvimento de jogos de vídeo, para desenvolverem trabalhos na área da IA.
O anúncio não está, infelizmente, recheado de pormenores, mas estabelece que esta colaboração passará pelo desenvolvimento de trabalhos conjuntos na área da aprendizagem automática e da inteligência artificial. A ideia passará por testes feitos em ambientes virtuais, com a DeepMind a referir que o trabalho com a Unity será uma forma de “testar de uma forma flexível algoritmos para resolver problemas do mundo real”, é possível ler em comunicado.
A associação da DeepMind à Unity, muito ativa no mundo dos videojogos, não é propriamente aleatória: muitas empresas de jogos recorrem a IA para conseguir criar inimigos que consigam reagir de uma forma mais natural e, também ela, mais inteligente. Tudo em prol de uma experiência de jogo mais aliciante e desafiante.
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Ainda assim, esta colaboração poderá não ficar apenas alicerçada no mundo dos videojogos. Afinal, a inteligência artificial pode ter múltiplas aplicações, desde o mundo dos carros conectados até ao universo da saúde, onde projetos como o Watson, da IBM, até já auxiliam no diagnóstico médico.
A DeepMind, criada no Reino Unido, em 2010, foi adquirida pela Google, em 2014, por um valor que terá rondado os 552 milhões de euros, já que nenhuma das partes revelou qual o valor final da aquisição. Não é a primeira vez que a DeepMind recorre ao mundo dos jogos para fazer testes e treinar os algoritmos: já chegou até a utilizar um jogo de Go para colocar a sua inteligência artificial contra jogadores reais.
Este artigo foi publicado originalmente na edição do dia do Diário de Notícias, no dia 27 de setembro de 2018.