O ano de 2018 fica definitivamente marcado pelo jogo gratuito Fortnite, um fenómeno que conseguiu conquistar mais de 200 milhões de jogadores. A estimativa é a de que a Epic Games, a criadora do jogo, tenha conseguido lucrar 3 mil milhões de dólares em 2018.
Fortnite pode não ser o único jogo da Epic Games, mas terá contribuído generosamente para este considerável bolo. O valor é avançado pelo TechCrunch, que cita uma fonte próxima da empresa de jogos.
Há algum tempo, o The Wall Street Journal já tinha revelado que a empresa norte-americana estaria avaliada em cerca de 15 mil milhões de dólares. Os lucros da Epic são impressionantes se se pensar que Fortnite é um jogo gratuito. Todas as receitas são feitas através de compras dentro do jogo ou das versões móveis do título.
Leia também | O jogo Fortnite também é tendência… no Pornhub
Há alguns meses, a SensorTower, analista que se dedica ao mercado das aplicações móveis, estimava que só os utilizadores de iOS gastariam 1,23 mil milhões de dólares por dia, em compras de Fortnite. Assim sendo, a estimativa seria a de que o jogo renderia cerca de 37 mil milhões por mês.
No caso da presença de Fortnite nos dispositivos Android, aí já é mais difícil estimar a ordem dos valores. A Epic Games decidiu disponibilizar o jogo diretamente através do seu site, contornando a lógica normal das aplicações: descarregar através da Google Play e entregar uma comissão à Google.
Leia também | Fortnite ultrapassa os 200 milhões de jogadores
Além de Fortnite, a Epic Games tem ainda outros trunfos na manga. Fortnite não é o seu único jogo, já que a empresa é também responsável por séries como Unreal, Gears of War ou Infinity Blade. A juntar a isto, também é a criadora de um motor de jogo, o Unreal Engine, que é usado em títulos como Injustice 2 ou Life is Strange 2.
Além destas fontes de receita, ainda tem outra novidade: a sua própria loja de jogos, que terá como objetivo competir com a Steam. Ainda com poucos jogos, a estratégia para atrair os responsáveis por jogos está na distribuição de receitas: ao contrário da Steam, a Epic Games entrega 88% das receitas de venda de determinado título aos responsáveis pelo jogo.
‘Skins’ exclusivas para Fortnite estão a criar um mercado paralelo de contas