Europa multa (outra vez) Google em 1,49 mil milhões de euros. O motivo? Abusos na publicidade

Vestager
Font

A terceira multa em três anos aplicada pela Comissão Europeia à Google é agora de 1,49 mil milhões de euros. O motivo? “Práticas abusivas” na publicidade digital.

A medida está a ser anunciada pela comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, que já aplicou multas à gigante norte-americano num total de 6,74 mil milhões de euros – o valor eleva-se agora para os 8,24 mil milhões de euros.

De acordo com a investigação da Comissão Europeia, as práticas da Google “levam a um círculo vicioso”, em que os concorrentes acabam por depender de forma exclusiva da Google com o popular serviço de publicidade AdSense. Vestager refere que se trata de uma “estratégia que mantém os rivais fora do jogo”.

“O comportamento da Google é ilegal segundo as regras da Comissão Europeia”, explicou a Comissária, referindo que a “a Google tem de pôr fim a essas restrições”. Questionada sobre se esta terceira multa aplicada à Google era um “encerrar de caso”, Margrethe Vestager refere que a Comissão Europeia “tem visto desenvolvimentos positivos, mas que vai continua a monitorizar a atividade” da Google. Foi dado como exemplo as práticas nas plataformas de emprego, com a Comissária a referir que a Comissão Europeia tem recebido várias queixas de utilizadores neste campo.

A Google já respondeu à nova multa. Em comunicado, a empresa por intermédio de Kent Walker, vice-presidente sénior de Assuntos Globais da empresa, explica:

“Sempre concordámos que mercados saudáveis e vibrantes são do interesse de todos. Já fizemos amplas alterações aos nossos produtos de modo a responder às preocupações da Comissão. Ao longo dos próximos meses, iremos fazer mais actualizações para proporcionar maior visibilidade aos concorrentes na Europa.”

O mesmo responsável assina esta quarta-feira um post onde são apresentadas as alterações aos produtos Google que a companhia alega ter vindo a fazer para responder às preocupações levantadas pela Comissão Europeia.

A comissária europeia, Margrethe Vestager, tem sido uma força de bloqueio a certas práticas de empresas tecnológicas americanas de forte implementação na sociedade europeia, do Google ao Facebook, passando por Apple e Amazon. Sob a sua liderança, a Europa lançou inquéritos relevantes às práticas monopolistas da Amazon e multou a Google em valores muito superiores aos impostos pagos pela gigante tecnológica na Europa.

Recentemente, numa passagem pelo TexasVestager congratulou-se pela conversa sobre os monopólios das grandes tecnológicas e os seus potenciais malefícios para os consumidores estar a começar a ganhar força nos EUA.

Leia também | Vestager no país de Trump: “Fazemos com que as tecnológicas sirvam os consumidores”