Facebook. Acordo com regulador pode incluir 20 anos de supervisão

Facebook, redes sociais
REUTERS/Aly Song

O Facebook e a FTC estão em negociações, com o intuito de avaliar as práticas da rede social. Agora é revelado que o acordo poderá incluir também um período de supervisão relativamente a práticas de privacidade de 20 anos.

A notícia é avançada pela Reuters, que cita uma fonte com conhecimento das negociações entre a empresa de Zuckerberg e as autoridades norte-americanas. No início do mês, foi noticiado que, além de uma multa entre os 3 e os 5 mil milhões de dólares, o acordo também permitiria a criação de novas posições na estrutura da empresa, ligadas a privacidade.

Leia também | Facebook. Além de multa, acordo com regulador pode trazer novos executivos à rede social

Além disso, a Reuters refere que o “acordo estará a um mês” de ser revelado, tornando explícitos todos os pormenores.

O período de supervisão de 20 anos será semelhante ao estipulado no acordo entre o Facebook e a FTC, datado de 2011. A FTC está a investigar as práticas da rede social relativamente à utilização dos dados pessoais dos utilizadores. Uma das facetas mais conhecidas desta polémica é o caso Cambridge Analytica – empresa que encerrou atividade no ano passado e que teria acesso a dados dos utilizadores do Facebook, que seriam depois vendidos a campanhas políticas.

Leia também | Co-fundador afirma que “é hora de desmantelar o Facebook”

Além de avaliar o papel da empresa de Zuckerberg nesta situação, a FTC estará a avaliar de que forma é que foram violadas as cláusulas presentes no acordo anterior, de 2011.

Facebook reage aos críticos: separar a empresa não é solução