Facebook vai revelar os segredos do seu algoritmo

Facebook | Dados publicidade
Foto: REUTERS/Elijah Nouvelage

O Facebook está a preparar uma nova funcionalidade que explica como os algoritmos que usa decidem o que exibir no Mural de notícias de cada utilizador. 

É Dia das Mentiras mas, tudo indica, é mesmo verdade. Mark Zuckerberg quer dar mais acesso aos dados utilizados pelo Facebook, neste caso, para cada um perceber como o algoritmo determinou que o utilizador quer ver determinada publicação. É um dos temas mais importantes na era da inteligência artificial, além da privacidade, os especialistas na área querem cada vez mais saber como os algoritmos chegam a determinada conclusão – foi um dos temas da nossa reportagem com a especialista portuguesa Manuela Veloso.

Explica o Facebook num post publicado esta segunda-feira que vai surgir o botão “Porque estou a ver isto?”, que é onde cada utilizador pode verificar qual a sua atividade que influenciou os algoritmos da rede social a privilegiarem aquele conteúdo – que pode ser publicidade ou posts pessoais. 

Há muito que existe algum segredo em relação aos algoritmos usados pelo Facebook que escolhem o que vemos no nosso Mural – algo que tem sido alterado ao longo do tempo. É a primeira vez que a empresa está a dar acesso para este tipo de informação, diretamente na app da rede social ou no site.

O Facebook, Twitter, YouTube e outros têm sido criticados por usarem algoritmos para recomendar conteúdo sem dar qualquer explicação aos utilizadores sobre como eles funcionam ou chegaram lá. Vários utilizadores vão já ter acesso à funcionalidade, que só fica disponível para os 2,3 mil milhões de clientes do Facebook a 2 de maio.

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Como funciona?

O botão “Porque estou a ver este post?” vai poder ser encontrado no menu de opções, no topo direito de cada post no seu Mural. A ferramenta oferece informação tal como: “comentou em posts com fotos mais do que noutro tipo de posts”.

A opção também vai estar disponível nos anúncios, que já tinham o botão “Porque estou a ver este anúncio?” desde 2014, mas vai começar a ter mais pormenores sobre o funcionamento do algoritmo com base nos nossos comportamentos na rede social. Agora será possível saber se detalhes no seu perfil de Facebook são os mesmos da base de dados de um anunciante, por exemplo. A funcionalidade já revelava se alguma da atividade do utilizador online, tal como a localização de onde se liga à internet, estava a ser usada para lhe apresentar anúncios locais.

“Ambas as novidades fazem parte do nosso esforço contínuo em dar às pessoas mais contexto e controlo através do Facebook”, explica a empresa em comunicadoO Facebook tem enfrentado um intenso escrutínio e críticas após várias violações na privacidade dos dados dos seus utilizadores e alegações de que a plataforma foi usada para interferir em eleições.

I’ve spent most of the past two years focusing on issues like harmful content, elections integrity and privacy. I think…

Publicado por Mark Zuckerberg em Sábado, 30 de março de 2019

No sábado, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, surpreendeu ao pedir num artigo de opinião no Washington Post, maior regulamentação dos governos, explicando que a responsabilidade pelo monitorização de conteúdo prejudicial é grande demais para empresas como o Facebook atacarem sozinhas.

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