Depois de o ministro da Economia e Finanças declarar que esperava chegar a acordo com os EUA esta semana, Macron anunciou que os dois países vão colocar a discussão do imposto digital em pausa.
O presidente francês Emmanuel Macron avançou no início desta semana que teve “uma grande discussão” com Donald Trump, focada no tema do imposto digital. Dessa conversa, os dois líderes terão chegado a um acordo sobre um período de tréguas.
Assim, as duas partes estarão dispostas a continuar a negociar o tema, indicando ainda a possibilidade de manter a guerra de tarifas em pausa até ao final deste ano, avança a agência Reuters, citando fontes ligadas ao governo francês.
Leia também | Empresas europeias faturaram 208 mil milhões através das redes sociais
Com este imposto, França pretende taxar as empresas que prestem serviços digitais no país, desde que tenham receitas superiores a 25 milhões de euros geradas em França e 750 milhões de faturação a nível global. Caso as empresas se enquadrem nestes valores, passará a ser aplicada uma taxa de 3%.
A decisão, tomada em julho, não agradou aos Estados Unidos, que ameaçaram com a possibilidade de sanções às importações francesas. A discussão subiu de tom quando Bruno Le Maire, ministro francês da Economia e Finanças declarou que o país estava preparado para retaliar.
EUA limitam exportação de software de inteligência artificial