Galileo. Serviços do sistema de navegação europeu regressam à normalidade

Galileo satélites

Depois de quase uma semana ‘offline’, os serviços iniciais do sistema de navegação de satélite europeu já foram repostos. Ainda assim, a GSA refere que os utilizadores comerciais ainda podem notar algumas flutuações no serviço.

Desde sexta-feira, dia 12 de julho, que o sistema do “GPS” europeu estava com problemas técnicos. Através de comunicado, a Agência dos Sistemas Mundiais de Navegação por Satélite (GSA) indica que as dificuldades técnicas foram ultrapassadas.

“Uma equipa composta por peritos da GSA, indústria, Agência Espacial Europeia e pela Comissão Europeia trabalharam juntas durante 24 horas, sete dias por semana para resolver o incidente”.

Ao longo da semana, foram dadas indicações sobre o estado do sistema – desde o início que as entidades responsáveis frisaram que, embora os sistemas iniciais estivessem com problemas, o sistema de busca e salvamento esteve sempre operacional.

Leia também | Sonda OSIRIS-REx entra em órbita de asteróide Bennu e bate dois recordes

No mesmo comunicado onde dá conta de que os serviços iniciais foram restabelecidos, é indicado que será constituída uma comissão independente para perceber as causas do incidente.

De acordo com as informações divulgadas, esta falha terá sido causada por um problema na infraestrutura no solo, que afetou o cálculo de tempo e as previsões de órbita – as principais variáveis para a navegação.

Leia também | Tecnologia desenvolvida em Aveiro quer revolucionar acesso global à Internet

Os serviços principais do Galileo estão a funcionar desde dezembro de 2016 e asseguram o funcionamento de diversos serviços ligados à navegação, na Europa. Criado com o intuito de servir de alternativa civil às opções de navegação por satélites como o americano GPS ou o russo GLONASS, dominadas por entidades militares, tem atualmente 26 satélites a funcionar, com o lançamento de mais satélites, em julho do ano passado.

10 factos que provavelmente não sabia (e deve saber) sobre a Lua