Empresa quer reforçar aposta na inteligência artificial sem um fim comercial. Inscrições para esta nova iniciativa da Google terminam em janeiro de 2019.
A Google é uma das empresas mais avançadas do mundo em inteligência artificial (IA) e são já vários os produtos da gigante que integram esta tecnologia: desde a escrita automática de emails, passando por um assistente digital, até à capacidade de resolver enigmas com uma câmara fotográfica.
A própria Google já desenvolveu projetos de inteligência artificial mais em jeito de contribuição social – como usar a IA para proteger baleias, por exemplo -, mas agora quer ir mais além. A empresa anunciou a iniciativa AI for Social Good que vai dar benefícios avaliados em 25 milhões de dólares, cerca de 22 milhões de euros, aos melhores projetos que usarem inteligência artificial para o bem da sociedade.
Além de dinheiro para desenvolver os projetos propostos, o programa Google AI Impact Challenge também vai dar aos participantes mentoria de especialistas da empresa em inteligência artificial e crédito em tecnologias como o Google Cloud.
A gigante de Mountain View diz que está à procura de projetos com diferentes impactos sociais e níveis de exigência técnica, e que esta nova iniciativa tanto é direcionada para uma organização com grande experiência em IA, como pode ser para alguém que simplesmente tem uma boa ideia sobre como usar a tecnologia para o bem comum.
Leia também | O português líder na Google e que está na cadeira de sonho da inteligência artificial
A Google refere ainda que o seu painel de jurados vai ter em conta cinco grandes elementos – o impacto da ideia, a viabilidade, a utilização da IA propriamente dita, se é escalável e se faz um uso responsável da inteligência artificial enquanto ferramenta de trabalho. Mais detalhes sobre o Google AI Impact Challenge podem ser encontrados aqui.
Os interessados podem submeter as candidaturas até 22 de janeiro de 2019 e os resultados vão ser anunciados na primavera desse ano.