Google investe 600 milhões de euros em novo data center

REUTERS/Hannah McKay

A tecnológica anunciou o investimento de 600 milhões de euros para a construção de um novo data center na Finlândia. A localização escolhida foi Hamina, onde a Google tem também outro data center.

Em breve, a cidade portuária de Hamina vai ter dois data centers da tecnológica norte-americana, aponta a Reuters. Há alguns anos, a Google investiu 800 milhões de euros na construção de um centro de dados – na altura, foi preciso converter uma antiga fábrica de papel e o centro ficou funcional em 2011.

A escolha da cidade finlandesa não é aleatória: os data centers consomem habitualmente grandes doses de energia para o processo de arrefecimento das estruturas. Em Hamina, a Google recorre a um sistema de arrefecimento que utiliza a água da zona portuária, permitindo reduzir o consumo energético. Além disso, a Google refere que “existe também uma força de trabalho disponível e espaço para crescimento”. 

Leia também | Google recua e diz que vai atualizar smartphones Huawei

“A procura pelos serviços da Google está a crescer diariamente e estamos a construir uma infraestrutura de data center que permita responder a essa procura”, explicou Antii Jarvinen, responsável da Google na Finlândia, através de comunicado.

Atualmente, a Google tem data centers no continente europeu distribuídos pela Holanda, Irlanda e Bélgica.

A Google não é a única tecnológica à procura de soluções mais sustentáveis para os seus data center. A Microsoft, por exemplo, já faz testes com data center colocados debaixo de água, para poupar no consumo energético para o arrefecimento, com o projeto Natick.

Data center subaquático da Microsoft já tem câmaras com transmissão em direto