Serviço da Google foi anunciado em maio de 2017 nos EUA e desde então tem sido expandido para outros países. Um álbum de 20 páginas vai custar 13 euros em Portugal.
A Google, uma das empresas líderes em plataformas digitais no mundo, está a lançar o seu serviço de álbuns de fotografias em Portugal – sim, leu bem, álbuns de fotografias. O serviço é um complemento da ferramenta Google Photos e o objetivo é permitir que os utilizadores fiquem com uma recordação física daquelas que são as suas melhores fotografias digitais.
Os utilizadores podem mandar imprimir os álbuns que o Google Photos cria de forma automática ou podem construir os seus próprios álbuns, escolhendo as suas fotografias preferidas.
A tecnológica norte-americana acredita no ‘bom gosto’ do seu sistema de inteligência artificial para ajudar os utilizadores na construção de um álbum. Diz mesmo que pode ser feito em minutos: o Google Fotos encontra as melhores fotografias, remove as que são repetidas ou as que têm pouca qualidade.
“Graças à nossa tecnologia de pesquisa, as suas fotografias estão já organizadas por locais ou coisas que são importantes para si”, salienta Julia Winn, gestora de produto do Photo Books, em comunicado.
Outra funcionalidade disponível é a possibilidade de acrescentar legendas às fotografias, para que possa dar mais algum contexto às imagens que vão fazer parte do álbum.
Segundo informação da empresa, os utilizadores já podem encomendar os álbuns de fotos em Portugal através da web, Android e iOS, e a entrega dos álbuns é feita em poucos dias.
Os preços são de 13 euros para um álbum de 20 páginas [mais 49 cêntimos por página até um limite de 100] com capa mole e um tamanho de 17,7×17,7 centímetros; e de 23 euros [mais 69 cêntimos por página até um limite de 100] para um álbum com capa dura e um tamanho de 22,8×22,8 centímetros.