Google Maps quer facilitar viagens diárias de casa para o trabalho

Nova ferramenta é uma versão mais evoluída do sistema de alerta de trânsito da aplicação. 

O Google Maps tem uma nova funcionalidade que promete tornar-se num verdadeiro assistente de bolso na comuta diária. O serviço passa a integrar informação de vários operadores de mobilidade para dar informações em tempo real do estado do trânsito e dos transportes públicos, para que as pessoas possam planear as suas viagens e alterá-las, se necessário, para chegarem mais rápido ao trabalho ou a casa.

Na parte inferior da aplicação há agora um novo separador chamado comuta – por agora não está disponível em Portugal, mas já está disponível em 80 cidades em vários países. Vai dar informações sobre tráfego intenso nas estradas ou atrasos em transportes públicos, sendo que no sistema operativo Android a aplicação também vai enviar notificações a avisar sobre estas alterações.

A app também vai permitir combinar diferentes modalidades de transporte, segundo a própria empresa. Imaginando que vai de carro até um determinado ponto e depois apanha um autocarro, o Google vai ter esta informação em conta para planear as suas viagens.

No caso dos transportes públicos, será possível ter acesso a informação em tempo real sobre partidas de comboios, autocarros e metropolitanos. Isto permite aos utilizadores gerirem melhor o seu tempo e saberem se é ou não necessário correr parar apanhar o autocarro. A app também mostra o posicionamento dos transportes ‘em direto’.

Na cidade de Sydney, na Austrália, a nova funcionalidade do Google Maps vai ainda mais longe: graças a uma parceria com o operador Transport New South Wales, vai ser possível saber quão cheio está um determinado comboio ou autocarro. Se todos os lugares já estiverem ocupados, pode sempre planear a sua viagem já a pensar no transporte seguinte.

A nova funcionalidade do Google Maps já está a ser distribuída em países como EUA, Canadá, Brasil, Rússia, Países Baixos e Taiwan.