Ao fim de sete anos, a Google vai dizer adeus ao sistema operativo Ice Cream Sandwich. Assim, deixará de haver suporte dos serviços Google Play para este Android.
Já não é muito usado – afinal, trata-se da versão 4.0 do sistema operativo da Google – daí a justificação da Google para fazer a despedida a este SO. Quando foi lançado, com um design minimalista, foi considerado um sistema decisivo para a estrutura do Android.
Leia também | 11 truques do Android de que não está a tirar proveito
Hoje em dia, segundo dados da Statista, na segunda metade deste ano, figurava apenas em 0,3% dos dispositivos Android. Por comparação, o sistema mais usado é o Marshmallow (6.0), com 21,6%. A questão é que, tendo em conta o vasto universo de utilizadores Android (estima-se que sejam dois mil milhões), estes 0,3% ainda poderão ultrapassar os seis milhões de utilizadores.
Através de uma publicação no seu blog para programadores, a Google diz acreditar que muitos dos dispositivos com esta versão do Android serão usados apenas como telefones – e não com o intuito de ter as aplicações da moda.
Leia também | Saiba quais os smartphones que vão ficar sem WhatsApp em 2019
Com este encerramento da compatibilidade dos serviços da Google Play, a Google eleva os requisitos mínimos para os programadores: o mínimo para desenvolvimento de aplicações passa a ser o Android 4.1 Jelly Bean.