Hackers roubaram 40 milhões de dólares durante transação de Bitcoin

Bitcoin | Criptomoedas
Foto: REUTERS/Toru Hanai

A Binance, empresa que faz transações de criptomoedas, anunciou que tinha perdido cerca de sete mil Bitcoins, equivalentes a cerca de 40 milhões de dólares. Em causa estará uma “falha de segurança de grande escala”.

A empresa referiu que queria “manter-se transparente” e deu informação sobre o caso. A Binance explica que os hackers terão tido acesso a uma carteira que continha cerca de 2% dos valores totais de bitcoin da empresa. A Binance frisa na publicação onde dá conta do ataque que esta “foi a única carteira afetada”, que todas “as outras estão seguras e livres de perigo”.

Na tentativa de tranquilizar os utilizadores, a empresa aponta que “não foram afetados fundos de utilizadores” e que este valor será “coberto por um fundo de emergência”, diz o comunicado.

Leia também | China quer banir mineração de Bitcoin

Para levar a cabo o ataque, os hackers terão utilizado vírus e esquemas de phishing para ter acesso aos dados e conseguir contornar as medidas de segurança. E tudo isto terá incapacitado a Binance para bloquear a transação, assim que esta foi detetada.

A empresa explica que recebeu um alerta no momento do ataque, que levou ao bloqueio automático de todas as transações em curso. Por isso, as transações vão continuar suspensas, durante uma semana, até que toda a informação seja avaliada, pedido a compreensão dos utilizadores.

A Binance não descarta a possibilidade de “outras contas terem sido afetadas”, estando ainda a investigar todos os métodos usados durante o ataque. Acrescenta ainda dará mais informação através do Twitter.

Hackers chineses acusados de ataques a 45 empresas, incluindo NASA e IBM