Huawei prejudicada por bloqueio americano perde para a Samsung e cai pela primeira vez em dois anos em Portugal, mas a Apple e a Xiaomi também subiram.
De acordo com dados da consultora IDC, as restrições impostas pelos EUA ao abrigo da guerra comercial com a China, fizeram a Huawei Portugal a vender no segundo trimestre de 2019 menos 7.462 smartphones do que no mesmo período do ano passado, quebrando a tendência de dois anos sempre a crescer.
A queda entre abril e junho foi de 4,1%, com 173.437 smartphones vendidos. Em sentido inverso, a Samsung vendeu quase mais 32 mil telemóveis, uma subida de 19,4% e 196 mil aparelhos vendidos e aproveita assim a queda da rival chinesa.
HarmonyOS é a resposta da Huawei ao Android e é para tudo e todos
As vendas totais de smartphones no segundo trimestre caíram 7,7% em relação ao período homólogo, com as empresas a venderem 593.372 smartphones neste período.
Quem também ganhou foi a Xiaomi e o iPhone. No caso do smartphone da Apple, além de manter a terceira posição nas vendas, com vendas de 66.351 smartphones, também subiu 14,9% nas vendas (em contra ciclo) e a quota de mercado subiu de 9% para 11,2% este ano.
Já a chinesa Xiaomi ganhou clientes, com crescimento de 24,7% e vendas no trimestre de 22.964 telemóveis.
Leia também | Crise da Huawei em Portugal durou menos de duas semanas
Leia também | Há uma nova rainha dos smartphones em Portugal (Samsung perde trono sete anos depois)