Huawei sofre mais dois golpes. Smartphones podem perder certificação Wi-Fi

Huawei
REUTERS/Stringer

A SD Association e a Wi-Fi Alliance colocaram restrições aos trabalhos que fazem com a Huawei. Smartphones atuais não são afetados, mas decisões levantam dúvidas relativamente aos próximos modelas da marca.

Continuam a ser dias difíceis para a Huawei: apesar do levantamento, por 90 dias, do bloqueio dos EUA, algumas organizações estão a cortar relações com a empresa chinesa. As decisões anunciadas durante o fim de semana podem não ter tanto impacto como as da Google ou ARM, mas não deixam a Huawei numa situação confortável.

A SD Association (SDA), grupo responsável por definir as características padrão dos cartões de memória SD e microSD, retirou o estatuto de membro à Huawei. Isto significa que os futuros smartphones da marca não vão poder usar a marca oficial da SDA e que a Huawei não vai estar envolvida na definição dos futuros standards para cartões de memória.

O impacto desta decisão será sobretudo em futuros smartphones, já que os telemóveis que estão nas mãos dos consumidores e aqueles que estão em stock vão continuar a ser compatíveis com cartões microSD. Segundo escreve o Engadget, apesar do bloqueio, a Huawei poderá tentar obter o licenciamento para o uso das tecnologias atuais de cartões microSD através de outros grupos.

Leia também | Como o bloqueio à Huawei pode acabar com o domínio do Android e iOS

Mas uma ‘desgraça’ nunca vem só. Também a Wi-Fi Alliance, grupo responsável por definir as características padrão da tecnologia Wi-Fi em dispositivos móveis, decidiu cumprir a ordem executiva dos EUA de bloqueio à Huawei.

Em comunicado, a Wi-Fi Alliance explica que não retirou o estatuto de membro à Huawei, mas restringiu temporariamente as atividades da empresa no grupo. Segundo a publicação The Next Web, isto significa que os futuros smartphones da Huawei vão ter Wi-Fi, simplesmente não serão certificados por esta aliança.

Nenhuma destas duas decisões parece ser tão grave como as decisões já anunciadas pela Google e pela ARM, que colocariam em causa a utilização do sistema operativo Android e o desenvolvimento de novos processadores para os smartphones da Huawei.

Perguntas e respostas sobre o polémico bloqueio à Huawei