A fadista portuguesa lidera as referências espontâneas na área da música pelos inquiridos do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers 2019”, da Marktest Consulting.
A fadista Mariza é a figura pública da área da música de que os portugueses mais gostam. A conclusão resulta do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers 2019”, da Marktest Consulting, e tem por base a resposta dos inquiridos ao pedido de que indiquem apenas um nome entre as suas figuras preferidas da música nacional.
Mariza foi o nome mais citado no estudo, com 15,1% de referências, seguida pela cantora Áurea, com 11,4% das referências totais. O Top3 deste ranking fica completo com o músico Rui Veloso, que foi o nome citado por 5,1% dos inquiridos.
A referência a Mariza foi predominante entre homens e mulheres e em quase todos os segmentos etários deste estudo. Apenas na faixa etária entre os 15 e os 24 anos a fadista não liderou as preferências: para os inquiridos deste segmento, a cantora mais citada foi Áurea, com 18,9% de referências, ficando Mariza a par de Carolina Deslandes, com 8,3%. Curiosamente, no número de seguidores no Instagram, Mariza conta com 108 mil, contra os 515 mil de Deslandes. Já no Facebook, Mariza tem 581 mil e ganha a Deslandes que tem 184 mil.
Na restante análise segmentada a este estudo, destaca-se o facto de o vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, ter sido o terceiro músico mais citado pelos homens (5,5%), e de Tony Carreira ter ocupado o mesmo terceiro lugar entre as preferências das mulheres, também com 5,5% das referências totais.
António Zambujo surge também como o terceiro nome mais citado pelos portugueses na faixa etária entre os 55 e os 64 anos, com 7,7% das referências, atrás de Mariza (16,4%) e de Rui Veloso (11,8%).
“Figuras Públicas e Digital Influencers” é um estudo realizado pela Marktest Consulting sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas nacionais e uma análise à sua presença digital.
O estudo permite conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra ainda informação sobre a sua presença digital (redes sociais e blogs). O estudo analisa também indicadores de notoriedade e empatia com Blogs, Vlogs, Bloggers, Instagrammers ou Youtubers.
A amostra foi constituída por 1201 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online através de um questionário de autopreenchimento, entre os dias 1 e 25 de fevereiro de 2019.