Instagram lança ‘hub’ de vídeo e promete dar luta ao YouTube

Instagram TV

O Instagram tem vindo a apostar em vídeo nos últimos tempos – e o próximo passo anunciado é a criação de um ‘hub’ de vídeo, que permitirá aos utilizadores carregar até uma hora de vídeo para a plataforma.

A partir de São Francisco, nos Estados Unidos, a rede social de imagens detida pelo Facebook apresentou a sua próxima estratégia para vídeo – que entra claramente em território do YouTube.

O ‘hub’ de vídeo do Instagram recebeu o nome de IGTV (Instagram TV) e tem um alvo bem definido: quem faz do vídeo vida, grupo onde se incluem youtubers, influenciadores e muito mais – que até aqui optavam pelos canais de YouTube como plataforma principal e pelo Instagram como uma rede de apoio para criar uma comunidade de fãs, por exemplo.

Inicialmente, falava-se num limite de vídeos até dez minutos, mas a informação oficial é a de que será possível carregar vídeos até uma hora, mas que já estejam gravados.  A IGTV vai estar disponível a partir da aplicação do Instagram, mas também tem direito a uma aplicação à parte.

Inicialmente, apenas as contas com um grande número de seguidores vão conseguir ter acesso a vídeo com uma hora de duração – ainda assim, o Instagram promete que em breve todos os utilizadores vão ter direito a carregar mais tempo de vídeo. Tudo isto com vídeos na vertical e em ecrã completo.

Este passo estratégico do Instagram surge cinco anos depois da introdução de vídeos dentro da aplicação, que inicialmente focava-se apenas na partilha de imagens. Além disso, o evento de apresentação da IGTV serviu também para o Instagram anunciar que atingiu um marco de mil milhões de utilizadores mensais ativos.

Por enquanto, o Instagram não fala em anúncios na aplicação (que está disponível para Android e iOS). Na publicação onde anunciou a IGTV, o Instagram destaca que é uma aplicação pensada para vídeo em mobile, com o intuito de criar uma comunidade.

É fácil perceber que, com a IGTV, o Instagram entra em território onde até aqui reinava o YouTube. Se ultimamente têm vindo a público as queixas de vários youtubers relativamente às políticas de monetização dos canais de YouTube, a IGTV pode bem vir a tornar-se numa alternativa para os criadores de conteúdos na Internet.

Nos últimos tempos, o Instagram tem apostado em funcionalidades como filtros de imagens para adicionar às ‘Stories’ da app, GIF para as Stories ou a possibilidade de deixar em destaque no perfil do utilizador as suas Stories favoritas.