Internet Explorer. Vulnerabilidade deixa computadores expostos a ataques

Internet Explorer | Microsoft
Foto: REUTERS/Mal Langsdon

Mesmo com a hegemonia do Chrome, há quem ainda tenho o Internet Explorer instalado no computador. E isso pode deixar o seu computador vulnerável e sujeito a ataques, avisa um analista de segurança.

Em causa está uma vulnerabilidade no Internet Explorer que, caso seja explorada por atacantes, pode dar acesso a qualquer arquivo que esteja no computador, avisa John Page, o analista que encontrou esta vulnerabilidade.

O problema estará ligado aos chamados ficheiros MHT, que permitem que o Internet Explorer guarde determinadas páginas no computador, para que estas estejam acessíveis localmente, sem necessidade de ligação à Internet. A questão é que este tipo de ficheiros tem privilégios dentro do sistema – o que abre uma porta a possíveis ataques.

Leia também | Microsoft quer avisá-lo de que o fim do Windows 7 está próximo

Esta vulnerabilidade estará ativa no Windows 7, Windows 10 e a versão mais recente do Windows Server 2012. A Microsoft já referiu que se prepara para lançar um ‘patch’ de segurança para poder corrigir esta vulnerabilidade. Ainda assim, enquanto essa atualização não chega, é aconselhável que os utilizadores tenham ainda mais atenção aos ficheiros e mensagens duvidosas que possam receber.

Leia também | Como descobrir se alguém está a ‘espiar’ o seu computador

Também esta semana foi conhecido que o ataque informático aos serviços de email online da Microsoft tem contornos piores do que se pensava inicialmente: afinal, os hackers conseguiam ter acesso ao conteúdo dos emails e não apenas ao assunto, como se pensava.

Outlook.com. Hackers com acesso ao conteúdo de emails durante ataque informático