Já foi criado o primeiro rascunho de regras globais para drones

Registo de drones
Foto: Kevin Chow / Unsplash

Com o aumento da utilização de drones, multiplicam-se também as preocupações de segurança – principalmente pelos casos a que se tem assistido de drones a impedir a circulação de voos. Este primeiro rascunho a nível global quer criar normas para o uso de drones.

Há países que já têm vindo a trabalhar na implementação de algumas regras para um uso seguro de drones – mas até aqui não existe nenhuma norma que tenha aplicabilidade global. Neste primeiro rascunho a nível mundial, criado pela International Organization for Standardization (ISO) é sugerida a criação de zonas perto de aeroportos, onde é estritamente proibida a utilização de drones. Mas esta não é a única zona onde se quer proibir a utilização de drones: são também mencionadas outras zonas onde será proibido o uso deste tipo de veículos.

Leia também | Micro-drones já levantam até 40 vezes o seu próprio peso

Os critérios falam também no recurso a uma espécie de “cercas”, criadas recorrendo a geolocalização, para impedir o voo de drones nessas áreas. O rascunho da ISO também menciona que os operadores de drones devem ter respeito pela privacidade das pessoas e ter em conta a responsabilização durante os voos.

A organização recomenda também neste rascunho questões ligadas a formação, registos de voo e requisitos de voo, além de regras de proteção de dados.

Leia também | Os assassinos de drones que eliminam fugas na Guerra dos Tronos

Neste momento, o rascunho inicial está em aberto até 21 de janeiro de 2019, com uma probabilidade considerável de ser aplicado por vários países em 2019. Este tipo de medidas não representa necessariamente a obrigatoriedade de conformidade, mas a organização indica que espera que estas normas sejam adotadas tanto por fabricantes de drones como por operadores deste tipo de veículos, um pouco por todo o mundo.

Este ano, a União Europeia definiu algumas regras, no sentido de criar normas comuns aos 28 Estados-membros da UE, para evitar que cada país tenha uma legislação demasiado díspar, o que cria fragmentação de mercado na Europa.

Leia também | Governo torna obrigatório registo de drones e em alguns casos até ter seguro

Por cá, a ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) é quem regula tudo o que está ligado à utilização dos drones. Através do site Voa na Boa, a ANAC indica quais são as zonas onde é permitido voar, assim como todo o regulamento e normas de segurança.

 

Drone Awards 2018: Fotografias de drones de perder o fôlego