Lembra-se das escolhas que fez em ‘Bandersnatch’? A Netflix guardou tudo

Netflix Bandersnatch 2
Fonte: Netflix

Tudo começava por uma simples escolha de cereais e depois a coisa descarrilava – é este um resumo possível do episódio interativo de Black Mirror, chamado ‘Bandersnatch’. Agora, sabe-se que a Netflix guarda todas as escolhas que fez durante o episódio – e pode consultá-las.

De acordo com o site Motherboard, um investigador chamado Michael Veale colocou em prática uma das normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD): a possibilidade de pedir a uma empresa que lhe indique todos os dados que recolheu sobre si.

Assim, o investigador fez o pedido à Netflix e, após uma confirmação de identidade que envolveu o envio de uma cópia do passaporte, Veale recebeu dois ficheiros da Netflix: um onde era explicado o conteúdo dos dados e motivos de recolha, em formato PDF, e um ficheiro CSV, com toda a informação. Era neste segundo ficheiro que estavam todas as informações relativas às escolhas do episódio interactivo.

Leia também | O fenómeno Friends na Netflix. Como uma série, 15 anos depois, ainda vale 100 milhões

A Netflix explicou ao investigador que são guardados todos os dados para que haja “recomendações personalizadas no futuro”, além de “melhorar ainda o modelo narrativo [de ‘Bandersnatch’]”.

Michael Veale contou ao Motherboard que fez este pedido para mostrar às pessoas de que forma é que se podem pedir dados, encorajando também as empresas a terem este tipo de informação preparada, para antecipar possíveis pedidos do género.

Se achava que ninguém sabia as escolhas que tinha feito durante o episódio… não é bem essa a história.

Além deste filme interativo, lançado no final de 2018, a Netflix também confirmou que irá lançar a quinta temporada de Black Mirror, ainda este ano.

Os códigos secretos da Netflix para ver filmes e séries ocultos