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LG aposta tudo na robótica e tem novos robôs para mostrar

DARWIN OP2 ROBOT. Um robô humanóide feito em parceria com a LG desenhado para ser programado e poder fazer várias tarefas. Está à venda e custa cerca de 8500 euros.
CLOi. A LG apresentou na CES alguns protótipos de robôs, inclusive o CLOi, para transportar bebidas, a mala ou as compras.
SG ROBOTICS é uma startup adquirida pela LG que desenvolve wearables robótico para ajudar pessoas com problemas de mobilidade ou paraplégicas.
Um dos robôs mais populares da empresa Bossa Nova Robotics, agora sob a alçada da LG, está a fazer scanning de prateleiras nas lojas da Wallmarts.

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Os robôs podem ainda não estar em todas as casas do planeta, mas com as melhorias em inteligência artificial e na própria automação, a robótica é uma área onde cada vez mais empresas querem estar.

A LG Electronics é exemplo disso. A marca sul-coreana mais conhecida por televisores, smartphones e máquinas para a cozinha, continua a expandir os seus investimentos em robótica, não só na investigação e nos produtos feitos dentro de portas, como na compra de startups e reforço de parcerias com outras empresas.

O investimento mais recente da LG foi na empresa americana Bossa Nova Robotics. A empresa diz que esta aposta “marca o primeiro passo no que diz respeito à procura de parceiros à escala global para apostar em investimentos na área da robótica”.

A LG indica ainda que fechou vários acordos com startups coreanas na área da robótica o ano passado e investiu cerca de 77 milhões de euros nos primeiros 12 meses de parceria com aquelas empresas.

O que é a Bossa Nova Robotics?

Considerada a líder no fornecimento de dados sobre produtos on-shelf em tempo real para a indústria retalhista, a empresa norte-americana facilita a gestão de grandes lojas de retalho ao permitir recolher e analisar de forma automática informação sobre inventários. Desde o ano passado que o Walmart, o maior retalhista do mundo, está a testar robôs desta empresa que fazem scanning de prateleiras nas suas lojas.

O financiamento à empresa Bossa Nova surge no seguimento de quatro outros investimentos da LG em empresas de robótica coreanas: Acryl, SG ROBOTICS, Robotis and Robostar:

Estes esforços da LG servem para reforçar a oferta de robôs que prestam serviços e o objetivo é que este seja o motor de crescimento da empresa a curto prazo.

“A robótica, enquanto componente fundamental na nossa estratégia de IA ThinQ, é uma oportunidade futura de crescimento para a LG”

Kim Sungwook, vice-presidente da divisão de inovação global da LG Electronics

A LG já lançou uma série de robôs para teste na Coreia, como é o caso do Robô Guia e do Robô Limpeza que prestaram assistência aos viajantes que passaram pelo maior aeroporto da Coreia do Sul durante os jogos olímpicos de inverno em PyeongChang.

No início deste ano no CES, a LG apresentou três novos robôs conceptuais CLOi usados em zonas de muito tráfego como hotéis e supermercados. Estes equipamentos estão a ser produzidos paralelamente aos produtos ThinQ, a marca de IA da LG para eletrónica de consumo e eletrodomésticos.