LG imagina um smartphone com 16 lentes que promete 3D inédito

LG pede patente para smartphone com nada mais nada menos do que 16 lentes e que promete criar objetos 3D e manipulações nunca antes vistas.

Com cinco câmaras (três traseiras e duas à frente), o LG V40 ThinQ parece um modelo que chegou ao número máximo de lentes num smartphone. Mas agora, a marca sul-coreana pode estar a trabalhar num número ainda mais louco: 16 sensores num só smartphone.

De acordo com uma patente apresentada recentemente e vista pelo site LetsGoDigital, a LG pondera mesmo essa opção, organizada numa matrix de 4×4, desenhada para capturar um só cenário de múltiplas perspetivas e num só carregar de botão. Isto vai permitir ao utilizador filmar vídeos em 3D e manipular as fotografias, movimentando a cabeça de alguém à volta ou, inclusive, mudar a cabeça do fotografado de forma fácil e rápida.

Num dos exemplos da patente, a LG mostra como se pode selecionar a melhor foto de uma série delas, ou criar uma única foto a partir de vários ângulos. Também será possível girar a cabeça de um objeto (o exemplo mostrado foi um urso de pelucho) escolhendo o melhor ângulo com que fique melhor. O sistema usa inteligência artificial de forma a poder sugerir a alteração da cabeça que aparece na foto original, por outra de outra foto em que o sujeito está melhor.

Como não ficar refém do próprio smartphone

Não há qualquer indicação para quando a LG irá lançar um smartphone deste estilo. Certo é que as câmaras são um dos argumentos que muitas marcas usam para atrair os consumidores. O Samsung Galaxy A9 tem já quatro sensores traseiros e a Nokia está perto de lançar um modelo com cinco.