Publicidade Continue a leitura a seguir

Basta um link para ‘crashar’ o iPhone em segundos

1. Imagens da apresentação dos novos iPhone. À esquerda o iPhone Xs e à direita o iPhone Xs Max. Foto: REUTERS/Stephen Lam
2. O iPhone Xr destaca-se dos outros dois modelos pelas cores mais garridas em que está disponível. Foto: REUTERS/Stephen Lam
3. Dos três novos iPhone, o modelo Xr é o mais acessível em termos de preço. Foto: REUTERS/Stephen Lam - HP1EE9C1JMIB6
4. Os novos iPhone da Apple foram apresentados no dia 12 de setembro. Foto: REUTERS/Stephen Lam
5. O evento teve lugar no Steve Jobs Theater em Cupertino, Califórnia, nos EUA. Foto: REUTERS/Stephen Lam
6. A quase totalidade do evento da Apple foi focada nos novos smartphones, à exceção da revelação do Apple Watch Series 4. Foto: REUTERS/Stephen Lam

Publicidade Continue a leitura a seguir

O smartphone da Apple volta a ser alvo de uma falha, que apesar de não roubar dados pessoais aos utilizadores, pode causar alguns transtornos.

Um perito em segurança informática encontrou uma falha no iOS que faz com que o iPhone encrave ou até mesmo reinicie. O utilizador só precisa de aceder a páginas web criadas especificamente para explorar este problema para ver o seu telefone a ser ‘crashado’.

O problema foi revelado pela publicação TechCrunch. O investigador Sabri Haddouche diz que só são precisas 15 linhas de código (CSS) para ‘derrubar’ um iPhone ou um iPad. Também há relatos de que os mesmos links podem afetar o funcionamento dos computadores Mac.

Em causa está uma falha no sistema de renderização do Webkit, do Safari, uma funcionalidade que é obrigatório integrar nas aplicações do sistema operativo móvel da Apple. O que as tais 15 linhas de código fazem é usar todos os recursos disponíveis do smartphone, causando um alerta de ‘pânico’ a nível interno, o que faz com que o sistema operativo reinicie para evitar danos.

Estes links maliciosos podem ser partilhados através de Facebook, Twitter ou email, adiantou Sabri Haddouche.

O investigador disponibilizou um link de teste para aqueles que quiserem experimentar [atenção, ao carregar nesse link estará a atuar por sua conta e risco]:

Além de afetar a versão mais recente do iOS – 11.4.1 -, também afeta os dispositivos que estão a executar a versão de testes do iOS 12.

A Apple ainda não comentou oficialmente o caso, mas o problema surge numa altura em que a marca da maçã prepara-se para lançar uma nova versão do sistema operativo. O iOS 12 fica disponível esta segunda-feira ao final da tarde.