Mais de metade dos portugueses não bloqueia os dispositivos com palavras-passe

Kaspersky

Numa altura em que a segurança informática está em voga, um novo estudo da Kaspersky mostra que os utilizadores não tomam medidas básicas de proteção.

Mais de metade dos portugueses tem os seus dispositivos móveis desprotegidos e com cada vez mais informação armazenada. O estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky Lab revela que 58% dos portugueses não utiliza palavras-passe, contra apenas 21% a recorrer a soluções antirroubo.

Estes dados podem ser motivo de preocupação, principalmente na utilização dos dispositivos móveis para aceder a contas bancárias. O mesmo estudo revela que 1 em cada 4 portugueses usa os seus smartphones para atividades bancárias online, proporcionando acesso a informações financeiras valiosas.

A maioria dos portugueses acede com regularidade à internet através do telemóvel (68%) e 35% prefere os tablets.

No caso dos e-mails, 60% dos utilizadores faz uso do smartphone para se manter conectado e 58% admite utilizá-los para visitar as suas redes sociais.

O estudo demonstra ainda que apenas 14% dos utilizadores encripta os ficheiros e as pastas de forma a evitar acessos não autorizados. Portanto, se um dispositivo cai nas mãos erradas, todos os dados podem tornar-se acessíveis a uma terceira pessoa.

Os níveis de precaução também são baixos, revela o mesmo estudo, que indica que os utilizadores portugueses continuam abaixo da média europeia, com apenas 39% a efetuar cópias regulares dos seus dados, e 21% a recorrer a soluções antirroubo.

Apesar destes dados, os valores nacionais encontram-se acima da média europeia, 57% contra 55%.