Publicidade Continue a leitura a seguir

Miúdos portugueses (e os pais) já têm o YouTube Kids

O YouTube vai tentar incluir o máximo de conteúdos 'seguros' e em português na sua app YouTube Kids.
O country manager da Google em Portugal Bernardo Correia no evento de apresentação.
Alguns dos participantes da apresentação. Tito de Morais, Fundador Miudos Seguros na Net; Bernardo Correia, Country Manager Google Portugal; Jonás Ojeda - Head of Digital Rights, Zinkia; Elias Moreno - Head of Kids and Learning content on YouTube, Portugal and Spain
Exemplo daquilo que as crianças encontram na app, que tem quatro zonas principais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Demorou, mas foi. A app YouTube Kids já está disponível por cá e com várias funcionalidades, uma delas é poder dar comandos de voz em português de Portugal.

Chegou o YouTube Kids. E o que é que isso significa? A aplicação que já existe em 40 países a nível mundial chega agora a Portugal e, claro, em português de Portugal.

O objetivo passa não só por promover mais conteúdos originais em português, mas dar aos pais e crianças um espaço familiar seguro para usar a internet, mais concretamente, o YouTube, onde milhões de crianças por todo o mundo consomem conteúdos e onde, por vezes, há vídeos que são tudo menos próprios para crianças.

Bernardo Correia, country manager da Google em Portugal, começou por referir que o YouTube foi pensado para jovens acima dos 13 e com o YouTube Kids surgiu, em 2015 (em três anos já superou as 70 mil milhões de visualizações), a possibilidade de ter um ecossistema mais seguro para crianças, para descanso dos pais.

“Ainda hoje estava a ver uma entrevista à youtuber portuguesa Mathgirl, que consegue ser muito popular com um canal onde fala de matemática e também vai estar no YouTube Kids”, disse Bernardo Correia na apresentação oficial da nova app.

E quando chega? Já. O YouTube Kids é uma app gratuita e fica disponível esta quarta-feira para Android e iOS (já encontrámos em Android mas ainda não está na loja da Apple). Também funciona na televisão através de aparelhos como o Google Chromecast ou Apple TV, ou em televisores com Smart TV ou Android TV.

O YouTube há muito que é uma das principais formas das crianças portugueses verem conteúdos audiovisuais e, inclusive, ouvirem músicas ao ponto de personagens como Avô Cantigas, Panda e os Caricas ou Xana Toc Toc terem dezenas de vídeos com dezenas de milhões de visualizações. A vantagem, agora, é que

O YouTube Kids conta, hoje, com catorze milhões de utilizadores ativos todas as semanas, a nível global. A aplicação está disponível em 40 países, entre eles, Estados Unidos, Reino Unido e Índia e está traduzida em 10 idiomas, incluindo, agora, o português de Portugal.

Comandos de voz

Uma das novas funcionalidades já presentes na app nacional são os comandos de voz em português de Portugal. Ou seja, o espanhol Elias Moreno, responsável dos conteúdos infantis e de aprendizagem do YouTube em Portugal e Espanha, explica que várias crianças não conseguem ainda escrever e, por isso, o YouTube Kids permite estes comandos para pedirem os conteúdos preferidos. E não faltou um exemplo:

“muitas vezes não percebo que vídeo é que a minha filha de dois anos quer ver, mas o YouTube Kids percebe o comando dela, o que demonstra como o sistema funciona bem”.

Os conteúdos disponíveis são locais e globais e “vão crescer agora que há uma app em português”, disse à Insider Elias Moreno. O responsável explica que o YouTube Kids usa os conteúdos que já estão no YouTube, “simplesmente dá-lhes uma plataforma mais apropriada e pensada para crianças, com funcionalidades próprias [como pode ler no final do artigo] e sistemas de segurança mais apertados ao ponto dos pais poderem escolher todos os conteúdos que a criança vê, no modo de segurança mais apertado”.

Neste momento já estão no YouTube Kids conteúdos do Pocoyo (um dos seus responsáveis esteve presente no evento de apresentação), a Porquinha Pepa, o Ruca, ou o Avô Cantigas. “A minha missão agora é sensibilizar as nossas áreas que contactam com os produtores de conteúdos, desde os youtubers aos canais de televisão tradicionais, a colocarem no YouTube conteúdos a pensar nas crianças, incluindo séries de televisão, porque com o YouTube Kids eles têm uma forma de ganhar dinheiro pela publicidade e as crianças têm mais conteúdos para ver”, disse-nos Elias Moreno. O responsável admite, no entanto, que têm existido preocupações para só ter no YouTube Kids publicidade a cada 15 minutos no máximo e de ter clientes escolhidos a dedo (não podem ser bebidas nem comida) e com anúncios sem links exteriores.

De acordo com a empresa, estas são as principais características do YouTube Kids:

Novas ferramentas para os Pais
A partir dos próximos dias, os pais vão ter a oportunidade de escolherem manualmente cada vídeo e canal disponíveis para a criança na aplicação. Para os pais que querem ativar esta funcionalidade, basta abrir as definições, aceder ao perfil da criança e selecionar “Apenas conteúdo aprovado”.  Os pais podem escolher qualquer vídeo, canal ou coleção de canais que quiserem ao tocar no botão “+”. Também é possível pesquisarem por um criador ou um vídeo específico. Se os pais optarem por ativar este modo, as crianças não vão poder pesquisar conteúdo sozinhas. Esta nova funcionalidade vai estar disponível, globalmente, em dispositivos Android e posteriormente em iOS.