NASA perdeu contacto com satélites MarCO após passagem por Marte

NASA, Missão InSight, apoio, MarCO
Fonte: NASA

Os dois pequenos robôs, conhecidos coletivamente por MarCO, embrenharam-se de tal forma no Espaço que a agência espacial norte-americana perdeu a capacidade de comunicação.

Numa alusão ao filme Wall-E, da Pixar, os dois pequenos robôs da NASA eram apelidados de EVE e Wall-E. A missão MarCO representa Mars Cube One, a designação da primeira missão interplanetária a utilizar satélites de pequenas dimensões.

Depois de passarem por Marte, até onde a NASA conseguia ter algum tipo de ligação aos pequenos satélites, a agência perdeu o contacto com estes dispositivos. Estes satélites foram lançados no ano passado, servindo de apoio à aterragem da sonda InSight no planeta vermelho.

Leia também | Sonda da NASA em Marte tira a sua primeira selfie

Através de uma publicação no seu site, a agência explica que “os bravos gémeos” estão agora em silêncio, com a agência a não ter contacto com estes satélites há cerca de um mês. A última mensagem da Wall-E foi recebida a 29 de dezembro. A EVE estará ainda mais longe da Terra, tendo estabelecido o último contacto a 4 de janeiro deste ano.

A NASA acrescenta que esta dupla de satélites estará algures para além de Marte, sendo também pouco provável que haja um restabelecer de contacto. Ainda assim, a agência refere que se trata de uma vitória ter conseguido comunicar com estes satélites, que percorreram milhões de quilómetros da Terra até Marte.

Sonda da NASA começa a desvendar os mistérios de Ultima Thule