NASA sofre nova fuga de dados

Tess
Foto: NASA

A agência espacial norte-americana terá sido alvo de um ataque informático, com os intrusos teve acesso a dados de trabalhadores e, possivelmente, a outros dados sensíveis. Esta fuga de informação terá sido detetada em outubro.

Segundo um  memorando interno divulgado pelo site Spaceref, a NASA acredita que este acesso “não colocará em risco as missões da agência”. Bob Gibbs, administrador assistente dos recursos humanos da NASA, é quem assina este memorando interno, que mostra que esta fuga de informação terá sido detetada a 23 de outubro, por um grupo de investigadores. Terá sido encontrado um acesso indevido a um servidor que continha informações pessoais de funcionários atuais e ex-trabalhadores da NASA.

Leia também | Sonda da NASA em Marte tira a sua primeira selfie

A agência refere que ainda não consegue ter ideia da dimensão total deste incidente informático. Não é a primeira vez que a NASA está na mira de hackers: em 2011, a agência espacial foi alvo de ataques informáticos 13 vezes. Estando na posse de informação muito sensível, este ataque demonstra mais uma vez as preocupações com a segurança deste organismo.

Através de comunicado, a NASA e os parceiros federais de cibersegurança explicaram que “vão continuar a examinar os servidores para determinar qual é o alcance desta exploração de dados e identificar possíveis indivíduos que tenham sido afetados por este caso”. As entidades explicam ainda que este será um processo que “demorará tempo”, mas que esta investigação estará no topo das prioridades.

Para o infinito e mais além. Os cientistas portugueses da NASA