Nike Adapt BB, os ténis que se ajustam sozinhos, já são oficiais

Os Nike Adapt BB chegam um dia depois de a marca ter revelado um teaser com estrelas da NBA a testar uns misteriosos ténis que se atam sozinhos, ao comando de uma aplicação.

Na verdade, não se atam, já que não têm atacadores – a palavra mais correta seria ajustar. A grande novidade é que respondem ao comando de uma aplicação de smartphone para acionar o sistema FitAdapt. Por enquanto, são uma versão que se destina aos jogos de basquetebol – esta quarta-feira, vai fazer a estreia nos court. No início de fevereiro, vão chegar às lojas, explica a gigante desportiva.

O anúncio foi feito através da plataforma Twitch, onde foi possível acompanhar uma extensa explicação de como é que a equipa criativa chegou a estes ténis, que têm uma tecnologia específica. Segundo o vice-presidente para a área de direção criativa de inovação da Nike, Eric Avar, a tentativa foi a de melhorar a experiência em campo, fazendo uma mistura de dois materiais novos: Flywire e Flyknit.

Leia também | O filme Regresso ao Futuro fez-nos sonhar com o hoverboard. E ele chegou… com rodas

Os Adapt BB têm um motor integrado, para que os ténis se ajustam da melhor maneira a cada pé. A juntar a isto, ainda há um LED nas laterais dos ténis, que pode ser alterado através da aplicação.

Segundo a Nike, a ideia-chave destes ténis não é apenas a de imitar a referência do filme Regresso ao Futuro: é tudo uma questão de personalização. Com a app, será possível guardar o melhor ajuste na aplicação, num campo chamado ‘Save Your Fit’. Se o ajuste não for o melhor, ainda há uma hipótese manual para fazer o ajuste.

Leia também | Andámos com os ‘sapatos’ futuristas Segway Drift W1 dignos do Regresso ao Futuro

Estes ténis vão custar 350 dólares nos Estados Unidos, cerca de 307 euros.