Publicidade Continue a leitura a seguir

Novos iPhone: Apple aposta no maior ecrã de sempre num iPhone

1. iPhone Xs
2. iPhone Xs
3. iPhone Xs
4. iPhone Xs
5. iPhone Xs
6. iPhone Xs
7. iPhone Xs Max
8. Os novos iPhone vêm equipados com o processador A12 Bionic, que consegue fazer 5 biliões de operações por segundo.
9. A Apple diz que este é o primeiro chip desenvolvido numa tecnologia de sete nanómetros.
10. A Apple aumentou o tamanho dos sensores de imagem no iPhone e garante que a qualidade das fotografias vão ser ainda melhores.
11. A câmara frontal também foi melhorada, sendo agora de sete megapíxeis. Os sensores de reconhecimento faciais também vão garantir um melhor desempenho, assegurou o executivo Phil Schiller.
12. As novas câmaras do iPhone também permitem gerir o nível de profundidade das fotos mesmo depois de estas terem sido captadas.
13. Além da melhoria nas fotografias, a Apple também tem novidades na área do vídeo para os iPhone Xs e Xs Max.
14. Apesar de todas as melhorias, a autonomia também melhora relativamente ao iPhone X. O modelo Xs Max vai garantir até mais uma hora e meia de autonomia.
15. Esta imagem resume aquelas que são as principais novidades dos novos iPhone: processador, sistema de som, câmaras e sensores de reconhecimento facial.

Publicidade Continue a leitura a seguir

“Hoje vamos levar o iPhone X para outro nível”, começa por dizer Tim Cook, o CEO da Apple, no início da apresentação do novo iPhone.

Já há poucas surpresas, depois de tantos leaks e rumores. O primeiro telefone a ser apresentado foi o iPhone Xs, que tem 5,8 polegadas, mas quando comparado com o iPhone 8 Plus parece bem mais compacto. A “surpresa” (que pouco o é) vai para o iPhone Xs Max, com um ecrã OLED de 6,5 polegadas, Super Retina, que graças à reduzida moldura do iPhone parece ainda maior do que é. A partir de agora, este é o maior iPhone da linha de smartphones da Apple.

A marca aumentou a certificação de resistência à água, passando agora para a IP68, que na prática permite ter o telefone submerso durante dois minutos, refere a marca.

A tecnologia de reconhecimento facial da Apple, a Face ID, tem um algoritmo agora mais rápido, para poder desbloquear o telefone mais depressa. A Apple é ambiciosa, diz que este é o “sistema de autenticação facial mais seguro de qualquer smartphone”.

O novo processador chama-se A12 Bionic, com a Apple a explicar que tem 6,9 mil milhões de transístores. O discurso é o habitual: a evolução permitirá otimizar a bateria do iPhone, tendo sido desenhado de propósito para os novos terminais. Segundo a Apple, quando é conjugado com o novo iOS, o 12, permitirá navegar pelas aplicações até “30% mais depressa”. O AR Kit2, para programadores desenvolverem aplicações de realidade aumentada, também beneficia das novas redes neurais, ficando nove vezes mais rápido, usando apenas um décimo da energia do telefone.

A nova geração de motor neuronal incluída neste processador tira partido de machine learning, que, segundo a marca, otimizará a experiência dos animojis e também as imagens tiradas com a câmara do iPhone.

Segundo o Bethesda Game Studios, que está a trabalhar com a Apple em jogos, o novo processador utilizado consegue dar uma experiência mais imersiva durante o jogo. E tudo isto para apresentar o jogo Blades, que está disponível para os dispositivos móveis. Depois disso, também mais programadores mostraram as funcionalidades de mais jogos a tirar partido da realidade aumentada do novo ARKit.

Novidades na câmara

Na parte traseira do telefone, há um sistema de duas câmaras: uma grande angular com um sensor de 12 MP, estabilizador ótico de imagem e abertura de 1.8. A segunda câmara tem também um sensor de 12 MP.

Na parte frontal, há um sensor de 7MP. Mas, segundo a Apple, aquilo que faz a diferença numa câmara é o processador de imagem. Por isso, a marca da maçã refere que tudo isto estará a tirar partido do chip neuronal incluído, que processa milhões de operações ao tirar uma fotografia.

O iPhone Xs vai também ter uma nova tecnologia na parte de fotografia, chamada Smart HDR, que a marca refere que garantirá imagens mais detalhadas.

Também o modo de retrato e de iluminação, introduzido com o iPhone X, foi melhorados nos iPhone Xs e Xs Plus. Há um novo modo, que tenta reproduzir com o iPhone um modo bokeh (um modo que desfoca o fundo de uma fotografia).

O novo processador A12 Bionic vai ainda mexer outros cordelinhos na parte de fotografia: mesmo depois de ter captado uma imagem, vai poder mexer na profundidade de campo, para tornar o fundo mais ou menos focado.

Na captação de vídeo, a Apple refere que a captação de som vai tirar partido dos quatro microfones do iPhone Xs, para que seja possível criar experiências mais imersivas, com som em estéreo.

Mas e a bateria?

A Apple explica que melhorou a bateria do iPhone: o Xs vai ter mais 30 minutos de duração de bateria estimada do que o X. O Xs Max tem a maior bateria num iPhone, diz a Apple, com mais 90 minutos do que o iPhone X.

Dual SIM… mas com uns truques

Era pedido há anos pelos utilizadores de iPhone. A Apple vai finalmente aceder ao pedido, mas não da forma habitual. Vai chamar-lhe DSDS, mas, na prática, o dual SIM da Apple não se vai traduzir em dois cartões SIM físicos. A lógica é ter um cartão SIM físico no telefone, sim, e juntar-lhe um eSIM, uma espécie de cartão virtual – que precisará de um acordo com os operadores. Na China, onde o eSIM não é possível, a Apple refere que terá uma edição especial do iPhone Xs, com espaço para dois cartões SIM físicos.

Na prática, o eSIM no iPhone vai reproduzir a lógica que já é utilizada no Apple Watch Series 3, lançado no ano passado, e nos iPad com ligação LTE.

Preços e disponibilidade

Já há preços para os iPhone em Portugal. O iPhone Xs de 64 GB vai custar 1.179 euros, o iPhone XS Max custará 1.279 euros na versão de 64 GB. As pré-vendas arrancam a 14 de setembro e chegará ao mercado a 21 de setembro. Portugal está na lista de países que receberá o iPhone logo a 21 de setembro. O segundo rollout chegará a 28 de setembro, com aquilo que a Apple diz ser o rollout geográfico mais rápido que já fez.

A Apple apresentou também o Apple Watch Series 4 e um novo iPhone, que será mais barato, o iPhone Xr, que por cá custará 879 euros – bem diferente dos 799 dólares anunciados pela Apple durante o evento.

Pode ler aqui o minuto a minuto da apresentação da Apple, se lhe escapou algum pormenor da keynote deste ano.