Publicidade Continue a leitura a seguir

OnePlus 6T: o notch encolheu e o ecrã cresceu

O notch e o 'queixo' do smartphone (a parte de baixo) estão consideravelmente mais pequenos.
A nova funcionalidade para desbloqueio chama-se Screen Unlock.
A T-Mobile vai ser parceira na operação norte-americana da OnePlus. O resultado? Presença física em 5600 lojas a partir de 1 de novembro.
Alguns membros da comunidade OnePlus tiveram acesso ao smartphone para brincar com a parte de fotografia. Alguns dos resultados mostrados na apresentação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A OnePlus apresentou hoje, em Nova Iorque, o novo smartphone 6T. Na prática, trata-se de uma atualização de algumas especificações que já se conheciam do OnePlus 6, mas há dois pontos que saltam à vista: o sensor de impressão digital no ecrã e um notch bem mais pequeno.

Inicialmente, a apresentação da OnePlus estava marcada para dia 30, mas uma apresentação surpresa marcada pela Apple, justamente para o mesmo dia, trocou as voltas à fabricante chinesa e implicou um realinhar de agendas.

Pete Lau, fundador e CEO da OnePlus, subiu a palco para apresentar as principais novidades da empresa – e, pela primeira vez, escolhendo o inglês como a forma de comunicar com aquilo a que chama de ‘comunidade OnePlus’. A fabricante refere que os Estados Unidos são atualmente o seu principal mercado. E não é por acaso que a marca fala em ‘comunidade’: os telefones da OnePlus são vendidos online e, inicialmente,

A grande novidade da OnePlus para este quase culminar de ano é o 6T, que já tinha sido visto em vários leaks e rumores na Internet. Visualmente, não há grandes diferenças em relação ao predecessor, que ficámos a conhecer na primavera deste ano. Olhando com atenção para este novo smartphone da marca, repara-se numa pequena diferença: um notch de tamanho mais modesto.

Há quem já lhe chame o notch gota – já que aloja apenas a câmara frontal, chamando bem menos à atenção. O resultado é um ecrã AMOLED com mais polegadas (6,41 versus as 6,28 do OnePlus 6) com uma maior área útil de trabalho. Também é possível esconder o notch através de software, como já tem acontecido em várias marcas. A resolução do ecrã é de 2340 x 1080 pixeis, com 402 ppi. Para quem aprecia desafios à resistência, o ecrã é Corning Gorilla Glass 6.

Leia também | OnePlus anuncia parceria com a T-Mobile

Acompanhando as tendências de outras marcas, também a OnePlus aposta no sensor de impressão digital incluído já no ecrã. Para tornar esta funcionalidade sua, digamos assim, a marca optou por chamar a esta função a Screen Unlock. Kyle Kiang, head of north America region & OnePlus Global Marketing, revelou até que a marca já tinha experimentado este tipo de tecnologia no OnePlus 5. “Mas não estava alinhado com a experiência que queríamos dar ao utilizador”, explicou. “A OnePlus vai ser a primeira fabricante a lançar este tipo de tecnologia nos Estados Unidos”, disse Kiang. Vale a pena recordar que, oficialmente, a Huawei, que apresentou este tipo de tecnologia recentemente, continua a não ser vendida nos Estados Unidos.

Voltemos ao OnePlus 6T: basta agitar um pouco o telefone para que veja a indicação da localização da impressão digital. O desbloquear do smartphone é rápido, com uma pequena animação (personalizável através das definições) a dar indicações durante o processo. Para se tornar mais prático, é possível introduzir várias impressões digitais, como já é habitual.

Ainda na questão da biometria, mantém-se a possibilidade de desbloquear o telefone com o reconhecimento facial. A bateria também foi alvo de melhorias: o 6T sobe a parada para os 3700 mAh. O OnePlus 6 tinha 3300 mAh.

A câmara traseira continua a ser dupla, com uma combinação de 20 MP e 16 MP. A diferença é que a OnePlus refere que apostou em melhorias para o modo nocturno da câmara – afinal, a concorrência está a elevar a fasquia nesta questão.

Em conjunto com o fotógrafo Kevin Abosch, a fabricante desenvolveu algumas melhorias para o modo de retrato, focadas na questão de garantir condições de luz que sejam mais favorecedoras para quem está a ser fotografado.

Leia tambémDepois dos smartphones, OnePlus prepara-se para lançar um televisor

No que toca ao processador, bem se pode falar na máxima ‘em equipa que ganha não se mexe’ – a fabricante continua a apostar num processador da Qualcomm, o Snapdragon 845, o mesmo do OnePlus 6.

A versão base deste telefone chegará ao mercado com uma RAM de 6GB e armazenamento interno de 128GB. Há também uma versão com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, por exemplo.

Também de novo há o OxygenOS da OnePlus, baseado no Android Pie, a mais recente aposta da Google.

No que toca a preços, a versão base do OnePlus 6T (com 6GB de RAM e 128GB) arranca nos 549 dólares (559 euros para Portugal); a versão 8 GB RAM e 128GB custará 579 dólares (589 euros) e 8 GB com 256GB custará 629 dólares (639 euros)

As vendas na Europa arrancam no dia 6 de novembro, às 10h CET (nova da manhã na hora de Portugal Continental).

(em atualização)

A jornalista viajou a convite da OnePlus. 

Leia também | Digital Insider: Duelos de colunas ‘smart’ e de iPhone X e Oneplus 6