Publicidade Continue a leitura a seguir

OutSystems cria comunidade de apps de combate ao vírus

Paulo Rosado nos escritórios da Outsystems em Linda-a-Velha, em entrevista para a reportagem da revista Insider. (Orlando Almeida / Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mais de 100 ideias reunidas nas primeiras 24 horas. Trabalho em apps pode ser usado por empresas para criar serviços de apoio nesta fase difícil.

“Estamos todos empenhados em ajudar a combater esta pandemia.” É a justificação que levou Paulo Rosado, CEO e fundador da OutSystems, a decidir juntar-se ao combate ao Covid-19 criando uma comunidade dedicada à criação de apps especificamente dedicadas a ajudar nesta batalha.

Nas primeiras 24 horas, os membros da comunidade já submeteram mais de 100 ideias, congratula-se a empresa portuguesa líder do mercado de plataformas low-code para o desenvolvimento rápido de aplicações.

Inspirada pela energia e determinação da sua comunidade de programadores e dos seus próprios colaboradores, a OutSystems disponibiliza o seu conhecimento e a sua plataforma de desenvolvimento de software low-code, para ajudar a criar 20 apps que sejam úteis no combate efetivo do novo coronavírus.

“Fomos inspirados por pedidos e sugestões da nossa comunidade global de developers e pelos nossos colaboradores para ajudarmos na luta contra o coronavírus”, explica Paulo Rosado. “Em todo mundo, as pessoas estão a pensar em formas de como os sistemas digitais podem ajudar a facilitar as adversidades causadas pelo Covid-19.”

Para quem queira contribuir, a empresa disponibiliza um link que junta todas as informações sobre a comunidade e o programa.

Ideias reunidas em Covid.pt para uso de todos

Entretanto, a OutSystems, em conjunto com a InnovationCast e a Premium Minds disponibilizam já algumas ideias que podem ser inclusive ser usadas e acrescentadas por outros no site https://covid.pt/.

No site é explicado que nessa plataforma: “há a possibilidade de aproveitar todo o potencial inovador da sociedade portuguesa num processo colaborativo para encontrarmos e implementarmos soluções que façam a diferença na vida de quem mais precisa”, isto com o objetivo de “soluções que não dependam nem sobrecarreguem o Estado neste momento difícil”.

A explicação do processo continua:

Como é que o covid.pt funciona?

“Existem DESAFIOS causados por esta crise, que vão sendo escolhidos pelos moderadores.

  1. Para cada DESAFIO qualquer pessoa pode propôr uma IDEIA.
  2. Qualquer pessoa pode comentar ou votar uma IDEIA para que ela se torne melhor e concretizável.
  3. Qualquer empresa ou grupo de pessoas pode agarrar numa IDEIA e concretizá-la.”